Itapoá em alerta por causa das chuvas Imprimir E-mail
Tempo
Sex, 21 de Janeiro de 2011 23:00

pontos de alagamentos no centro de itapoáDepois de uma semana muito chuvosa, a grande quantidade de água que caiu nessa sexta-feira (21) preocupa moradores e veranistas de Itapoá. A previsão do tempo para estes sábado e domingo só aumenta a preocupação.


Um sistema de baixa pressão no oceano deixará a região litorânea, de todo o estado catarinense, com chuvas intensas, segundo a Epagri/Ciram. A região mais atingida será  o extremo nordeste do Estado. Em Itapoá e região, o volume das chuvas neste sábado (22) pode chegar a 100 mm. A Defesa Civil já emitiu nesta sexta um alerta para todo o Estado.

Outra questão que preocupa, é que o risco de alagamento no litoral, pelo fato de a maré astronômica prevista para os próximos dias ser alta, dificultando o escoamento das águas.

Joinville, na manhã dessa sexta-feira, decretou situação de emergência em decorrência das chuvas. Equipes de socorro das cidades vizinhas de Joinville estão em alerta. Rodovias da região estão com o trânsito interrompido.

Em São Francisco do Sul, choveu o volume de 259 mm, o equivalente para um mês inteiro. Praticamente todos os balneários da cidade vizinha estão debaixo de água, mas ainda não há informações sobre feridos ou desabrigados.

Em Araquari, há pontos em que a água está prestes a entrar nas casas. Já em Barra Velha, apenas o bairro São Cristóvão foi afetado até o começo da noite dessa sexta-feira. Apesar disso, a Cidade também decretou situação de emergência.

Em Balneário Barra do Sul, onde o nível da água ficou alto em algumas valas e riachos, os bombeiros ainda não confirmaram situações de alagamento.


Situação em Itapoá às 00h10 deste sábado (22)

Em Itapoá, também há registros de alagamentos. Segundo informações de leitores do Diário de Itapoá, o Centro está isolado, bem como o Pontal e a região do Porto. O acesso da cidade ao porto e à Praia da Figueira estão fechados.  Informações extraoficiais dão conta de que a água está com dois metros de profundidade em uma trincheira na região do Porto. Na Barra do Saí, ainda não há grandes alagamentos, mas algumas pessoas relataram que já estão levantando os seus móveis, esperando a água que deve descer dos outros bairros, pelo Rio Saí Mirim, e alagar a Barra.


Situação em Itapoá às 09h30 deste sábado (22)

A chuva deu trégua e os pontos de alagamento começaram a diminuir. No centro de Itapoá, diversas ruas permanecem alagadas, porém a vasão da água nas bocas de lobo está rapidamente diminuindo os alagamentos nas vias públicas e terrenos. Na Barra do Saí, região que em geral mais sofre com as chuvas em Itapoá, poucas são as ruas alagadas e o rio Saí Mirim segue o seu curso normal, sem transbordamentos, apesar de a água estar em um nível elevado. Moradores e veranistas seguem atentos à vazão do rio.


Fotos do centro de Itapoá, publicadas às 09h30 horas deste sábado (22):


A qualquer momento, mais informações.


Informe como está a situação em seu bairro pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Última atualização em Sáb, 22 de Janeiro de 2011 09:43
 

Comentários  

 
+5 #1 Carmem Adriana 22/01/2011 09:17
Pois é, se tivessem feito mais galerias ao invés de calçadão e iluminação pra agradar turista, boa parte destas ruas não estariam nesta situação. Fizeram algumas galerias sim, mas onde mais lhes convêm.
Citação
 
 
+4 #2 Cintia Beninka 22/01/2011 09:30
realmente, tá uma vergonha nossa cidade, acabou a temporada, é só turista indo emboras com seus bons carros, pois não vão deixar estragar aqui em Itapoá. Que pena, perdemos tudo.
Citação
 
 
+4 #3 elza 22/01/2011 10:10
Pelo amor de Deus ,seus politicos ate quando vai essa vergonha...um lugar tao lindo e abandonado desse jeito,mas vamos colocar o dinheirinho de impontos dos moradores daqui em obras pra agradar turistas ,e o povo daqui que se dane .
Citação
 
 
+7 #4 Paulo Araújo 22/01/2011 10:19
Com a grana que gastaram na compra da nova prefeitura, mais a reforma da mesma, mais o dinheiro investido em calçadão, estacionamento e iluminação dava pra ter feito mais galerias. Agóra, o turista vai embóra e o povo que sofra com o lixo deixado para traz por eles, muitos jogados nas valas a céu aberto e com o descaso do poder público. O povo de Itapoá, deve lembrar de tudo isso nas próximas eleições municipais e dar a resposta nas urnas.Estamos cansados de perder noites de sono cada vez que chove, tudo bem que a quantidade de chuva foi grande, mas em itapoá qualquer chuvinha de que passa de dois ou três dias ja comeaça a preocupar a população.
Citação
 
 
+2 #5 Pietra 22/01/2011 10:38
Concordo com o Sr. Paulo Araújo, estes alagamentos e o descaso do poder público tiram completamente as chances de uma reeleição ou da vitória de qualquer canditado lançado pela atual adminstração. O descaso com o povo Itapoense e o empenho pra agradar apenas o turista que aqui vem pra passar apenas alguns dias e nem se importa com a cidade tiram completamente as chances de vitória desta administração na próxima eleição.
Citação
 
 
+4 #6 Raul 22/01/2011 11:38
Una bella ciudad.Medio abandona a mio ver.Una pena pra quién ten a intención de embestir.
Citação
 
 
-2 #7 Dorotéia Fagundes 22/01/2011 12:05
Gente querida, a calamidade está por toda parte, temos casa aí e na Enseada,em Sâo Francisco, e a tromba d' água também não perdoou, em Joinville, Jaraguá, Guaramirim, Blumenau enfim, contra a natureza e a falta de consciência de alguns, em relação a preservação da natureza, e a limpeza do meio ambiente, o prefeito não tem culpa. Parabéns Prefeito Ervino pelas obras realizadas, elas só vem valorizar nosso balneário.
Citação
 
 
+8 #8 Josué 22/01/2011 12:09
É. Vocês todos têm razão.
O Sr Prefeito deveria demolir as casas que estão dentro da faixa da marinha, em cima de riachos, alguns quase extintos, que quando chove com esta intensidade, ressurgem procurando seu trajeto de origem, em pequenas lagoas que havia há anos atrás por ai. Talvez assim tivéssemos um resultado positivo.
As pessoas quando vão construir suas casas, praticamente dentro d’água, seja no rio ou no mar, brigam até na justiça para consegui o direito de lá construírem, porém, quando chove muito e que o nível do rio sobe ou ressacas no mar acontecem, é sua a culpa Sr Prefeito.

Existe uma “galeria” natural que foi Deus quem fez e se chama “rio”. Todo “rio” tem em seu leito uma faixa natural em que quando há cheias, ele é tomado pelas águas, porém existe outro fator que é o “Homem”, que não respeita a natureza, e quando se depara com problemas causados por ele mesmo se quer é humilde em reconhecê-los. Ai, Sr Prefeito, o senhor é o culpado por todas as nossas idiotices.
Citação
 
 
+1 #9 rcjlle 22/01/2011 12:21
Discordo com a critica referente a obra do calçadão de itapoa a praia esta um lixo isso acaba assustando turista,mas poderia ser realizado obras para minizar alagamento porque resolver totalmente e impossivel.Obs quando comprar casa ou terrenos sempre e bom verificar esse tipo de informação
Citação
 
 
+4 #10 Luciano G 22/01/2011 12:33
Cara rcjlle, discorde de vc.O turista que por aqui tem aparecido só tem dado prejuízo, tenho o exemplo em uma vala a céu aberto que fica ao lado de minha casa, que fora da temporada fica limpa e durante a temporada eu tenho que tirar todo o tipo de lixo que o turista traz de fora e deixa por aqui. Pra quem ta fora da cidade é fácil falar, mas venha viver aqui e e conviver com o problema diariamente pra ver.
Citação
 
 
+7 #11 antonio carlos 22/01/2011 13:00
eu como futuro morador de itapoa acho uma vergonha que a Prefeitura tenha colado uma tubulação tão pequena nas valas, visto que a cidade é nova e em pleno desenvolvimento deveria se organizar desde de já para que estes alagamentos não acontecessem no futuro.
Citação
 
 
+5 #12 Jaizer Moreira 22/01/2011 13:23
Muitas críticas verdadeiras, porém, ficarão descritas apenas nesse espaço. Não acredito que será tomada alguma postura diante dos fatos. Já aconteceram outros alagamentos como os de 2008 e pouco se fez, para amenizar os problemas. É muito sério, o prefeito deveria solicitar aos seus Secretários de obras e planejamento, um projeto emergente para tentar conter um pouco dessas desastrozas ocorrências. Afinal, são cargos de confiança e devem fazer jus ao que ganham, assim, evitando esses comentários tristes que estão em pauta.
Citação
 
 
+5 #13 Mika 22/01/2011 14:46
Sou totalmente contra a tal de4 pilitica na verdade a tudo, não é só eles que tem culpa nos tbm temos, se todos pensasse mto bem antes de jogar um papel no chão, mto coisa poderia mudar!!
O Fim dos tempos está ai, mais ninguém ainda se deu conta que a cada dia a situação fica pior, não é só aqui, mais é no mundo inteiroo!
Todos nois temos que por a mão na conciência e fazer algo enquanto há tempo, de protejer o que é nosso, e o mais importante precerva aquilo que Deus nos deu, a vida e essa natureza sem fim, que está se acabando por culpa de mta gente que só pensa em si proprioo!!
Se cada um ajuda, pode ter certeza que a natureza tbm vai colaborar, ou será que ninguém se deu conta que com a força da natureza ninguém pode!!
Citação
 
 
-1 #14 Rodrigo Lopes 22/01/2011 17:09
Du.

Culpar o prefeito pelos loteamentos aprovados por volta de 1960, quando ele, o prefeito atual, tinha 10 ano de idade, é meio exagerado, não é?
Citação
 
 
+6 #15 ( Beto) 22/01/2011 18:19
A culpa não é de ninguém,nem do prefeito, nem do turista, além do mais não é só Itapoá que sta enfretando problemas com as chuvas. Não vamos esquecer que o planeta esta sofrendo gradativamente os efeitos do aquecimnto global, e isto vem afetando várias regiões do país, e em cada uma dessas regiões de forma diferente.Não adianta querer por a culpa neste ou naquele, é preciso encontrar soluções para o problemas.
Citação
 
 
0 #16 Maria Augusta Terres 22/01/2011 22:34
Quero dizer que a obra do calçadão foi muito válida sim, que a iluminação foi valida sim, que a presença do turista é importante sim, que a revolta da natureza é consequência da nossa destruição do planetão, NOSSA sim, somos nós quem estamos provocando todos esses alagamentos, as tragédias e catastrofes que nos atinge, não adianta procurar culpados e nem querer tapar o sol com a peneira, pois a culpa é minha, sua, da cintia, do luciano, do beto,do rodrigo, da mika,do Jaizer, do antonio carlos,josé, dorotheia do raul enfim de todos...CERTO....
Citação
 
 
-6 #17 Igor Geta 23/01/2011 00:03
A mensagem está corretíssima ... pena que não dá para falar o mesmo da ortografia da moça ....
Citação
 
 
-5 #18 Igor Geta 23/01/2011 00:06
os caras só queriam dar a opinião e acabaram culpados pela inundação ... hauha

Bem feito .. quem mandou opinar ... hauhauhahuahuuh auha
Citação
 
 
+6 #19 Luciano G 23/01/2011 09:39
Cara Maria Augusta Terres, vai aqui um conselho. Nunca fale pelos outros, fale por si mesma. De sua opinião mas sem colocar o nome dos outros leitores no meio da sua. Foi uma tremenda falta de educação de sua parte falar em meu nome, e em nome dos outros. Se não tem opinião própria então nem fale ou escreva. [...]
Citação
 
 
-3 #20 João C. 23/01/2011 18:36
O pior que esses politicos só querem encher o bolso. Imagina todos aqueles manguesais ali da barra do Sai estão sendo vendidos e logo nós não teremos mais nada natural, apenas construções que logo estarão em ruinas devido a invasão do mar.
Locais como esses que são protegidos por lei são liberados para loteamento. Complicado mesmo esses orgãos ambientais, prendem um individuo com um passarinho na mão e liberam uma destruição em massa matando um monte de serem por um bucado de dinheiro. Como diz aquela frase: "Não existe nada que aquele papelzinho não pague." rsrsrs...
Citação
 
 
+2 #21 Leandro Machado 23/01/2011 22:04
...Estou vendo as fotos hoje, e estou trite, porque penso eu; que uma praia maravilhosa como a nossa nao deveria estar passando por isso...talvez seja por descaso, ou por imcopetencia de alguns lideres,mas nao sei o certo...ou talvez por mero acaso do destino, por que nao foi só o nosso municipio que esta passando por essa calamidade...tambem existem outras regioes afetadas, pelas fortes chuvas,.....assim como vcs acompanham os jornais que relatam os fatos, eu tambem estou informado...por exemplo; o Estado do Rio de Janeiro, olha a tragedia que houve por lá...assim com Sao Paulo,etc...em outros paises tambem....(na Alemanha,na Indonesia,etc... se nao estou enganado) na Alemanha houve enchente... o nivel do rio subiu 6 metros, varias casas foram alagadas, pessoas passando fome e frio,.....entao que eu quero dizer, é que devemos se ajudar em tempos difices....nao ficar apenas criticando e permanecer de bracos cruzados sem fazer nada se for os lideres nas proximas eleicoes vote conciente veja bem quem vc esta colocando lá no poder, porque criticar é facil,concordo plenamente, mas encontrar a solucao é que ,é o ponto chave.....pesso que Deus abencoe essa praia que eu amo muito...e os moradores da mesma! fiquem com DEus e até a proxima!....
Citação
 
 
+3 #22 Souza 23/01/2011 22:05
Nao é uma questão de culpa amigos é uma questão de providencia independente do governo,precisa mos de obras turisticas sim mas é preciso analisar em que sentido Itapoá vai expandir, será mesmo que será no setor turistico?eu começo a ver que Itapoá desvia o foco do turista e sente mais necessidade nas estruturas...daqui a muito pouco tempo itapoá vai receber cada vez mais habitantes permanentes e essa populaçao maior vai precisar de uma estrutura muito maior,e o desafio vai ser conciliar a nossa Itapoá turistica com a nossa Itapoá portuaria...
Citação
 
 
+1 #23 Vera Delacalle 24/01/2011 10:10
Depois de várias enchentes, o Rio Sai Mirim, continua sem ASSORIAMENTO...ontem por volta das 8:00 ele continuava subindo tivemos que ir embora com medo de outra enchente...e cadê as autoridades!!!!
Citação
 
 
+1 #24 Anderson Kosciow, 24/01/2011 11:35
bem comentada sobre o assoreamento,qu e vira e mexe é assunto e ninguem toma providencias,ne m perdendo a vida do pescador,ngm tomou providencias,e passa ano e vem ano e vai ser sempre assim,rio enchendo moradores perdendo tudo,mais mortes vindo ai e nada de providencias
Citação
 
 
0 #25 Gilmar Apolinário 25/01/2011 13:45
Boa Tarde!
Lendo os comentários sobre a inundação e tendo construído uma casa nesta cidade de Itapoá onde pretendo instalar residência, concluo que a comunidade deve se organizar atraves de uma associação para reinvindicar as melhorias necessárias para o bem estar de todos e não apenas de uma minoria.
Caso já exista esta associação comunitaria, se faz necessário ser atuante.
Citação
 
 
0 #26 Gracia 28/01/2011 18:18
Boa noite!!!
Por favor se possivel gostaria que mandassem informação sobre o que esta ocorrendo em Itapoá, mais precisamente na Estrada Cornelsen, visto termos casa ali na primeira entrada (rua ), proximo ao Madem moveis. E estamos muito preocupados com os noticiarios.
Desde ja agradeço e espero por noticias estou entrando nesta pagina diariamente.
Citação
 
 
0 #27 vander 28/01/2011 19:32
Estou indo com a família no dia 01 de fevereiro para Itapoá onde pretendo ficar até dia 10 de fevereiro, me diga como esta o tempo a estrada, pois esta ´notícia que Itapoá esta na emergencia me deixa preucuapadp. Please alguém me avise como esta a previsão e as condiões da estrada neste peridodo de 01 a 10 de fevereiro. Obrigado
Citação
 
 
+1 #28 VALDENIR F.COUTO 12/03/2011 14:15
OI PESSOAL,VAMOS PARAR DE CULPAR OS OUTROS POR TUDO QUE ACONTECE DE RUIM NESTE LUGAR.SERÁ QUE JÁ ESQUECERAM COMO ERA ANTES?FALA SÉRIO,PARAISO E SEM PROBLEMAS SÓ EM OUTRO MUNDO.EU AMO ITAPOÁ E RESPEITO SEUS GOVERNANTES POIS NO LUGAR DELES SERÁ QUE FARIAMOS MELHOR?CRITICAR É FÁCIL O DIFÍCIL É FAZER.E QUEM NÃO FAZ CRITICA.
Citação
 
 
0 #29 Jorge Alves 13/05/2011 00:24
Ouvi falar desta cidade através de um amigo, pois ele trabalha no Porto de Santos e estaria procurando mudar, ir para uma outra região, com a mesma atividade em um lugar menor. Então decidi consultar os portais sobre a dita cidade e fiquei surpreso em saber que o grande vilão dos habitantes e visitantes deste lugar considerado por muitos como "lindo" é a chuva, quando ao meu ver, tudo foi crescendo e desenvolvendo-se de maneira desordenada, em um local que apresenta alto risco de inundação e a infra-estrutura existente como podemos constatar não foi adequadamente a melhor, sendo assim, a responsabilidad e é de todos aqueles que estiveram e continuam envolvidos com o planejamento.
Citação
 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Banner