Comunidade de Itapoá (Centro) realizou reunião na noite dessa segunda-feira (08), para debater sobre a compra do imóvel destinado à sede da nova Prefeitura Imprimir E-mail
Política
Qua, 10 de Março de 2010 07:30

Aproximadamente 90 pessoas estiveram reunidas, nessa segunda-feira (08), nas dependências do Hotel Continental, para discutirem os problemas enfrentados pelo bairro Itapoá (centro). O tema central da reunião orbitou na decisão do Prefeito Municipal em adquirir um imóvel na rua do Fórum, com a finalidade de ser a nova sede da Prefeitura Municipal de Itapoá.


Segundo o Vereador Valdecir de Souza, a comunidade de Itapoá estava representada não apenas por correligionários políticos, mas também por cidadãos da comunidade, indignados com a escolha do imóvel e a saída do último Poder Público de envergadura da localidade central do Município.

O vereador Marcelo Tessaro também se fez presente e argumentou sobre a escolha do imóvel, destacando acerca do prejuízo financeiro que teriam os cofres públicos para realizar as adequações necessárias, já que a construção foi projetada para ser um hotel.


Exposição de motivos do Poder Executivo

A atual sede da Prefeitura foi inaugurada em 15 de julho de 1990. Na época de sua inauguração, mostrou-se suficiente para abrigar as várias secretarias com seus servidores. Com o passar do tempo e com o crescimento econômico e populacional do Município, o prédio deixou de atender os objetivos iniciais, obrigando o Poder Executivo a alugar vários imóveis com o fim de abrigar diversas secretarias, como por exemplo: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Cultura, bem como vários departamentos, dentre eles a Procuradoria Jurídica Municipal.

Em 22 de novembro de 2007, na 49ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional - Joinville foi realizada a solicitação de financiamento junto ao BADESC, para construção da nova sede da Prefeitura Municipal de Itapoá, sendo aprovado tal pleito.

Posteriormente, em 10 de dezembro de 2009, na 69ª Assembléia Geral Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional – Joinville foi retificado o pleito aprovado na 49ª Reunião do CDR, passando a constar como solicitação de recursos do Estado para aquisição ou edificação da nova sede da Prefeitura Municipal de Itapoá.

Portanto, de acordo com a ata da 69ª Reunião do CDR, já está disponível o recurso necessário para custear a aquisição do imóvel em questão.

O imóvel que se pretende adquirir encontra-se em local estratégico, na mesma Rua do Fórum e da futura sede da Câmara de Vereadores, o que facilitará o acesso dos cidadãos Itapoaenses aos serviços públicos.


O que ficou decidido na reunião da comunidade de Itapoá (Centro)


Conforme o entendimento dos munícipes presentes na reunião, que ocorreu no hotel Continental, a compra do imóvel na rua do Fórum é prejudicial para os cofres públicos, devido à infraestrutura para outro fim da edificação, e que a retirada da sede da Prefeitura para o bairro Itapema do Norte acarretaria declínio comercial na região, além da desvalorização imobiliária de todos os imóveis do centro de Itapoá.

No final da reunião, os moradores e comerciantes se propuseram a acompanhar a Reunião das Comissões na manhã dessa terça-feira (09), a partir das 10h, na Câmara Municipal de Itapoá. O objetivo da comitiva é ganhar o apoio dos vereadores. Foi decidido, ainda, que caso não houvesse entendimento amigável, a comunidade impetraria uma solução para o caso ao Poder Judiciário.

 

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar