Nesta quinta, em São Francisco do Sul, acontece reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional Imprimir E-mail
Política
Qui, 15 de Outubro de 2009 00:13

A partir das 14 horas desta quinta-feira (15), todas as atenções do Norte catarinense estarão voltadas para a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional – Joinville. O evento será realizado no Hotel Villa Real, localizado na rua Francisco Machado de Souza, 1135 - bairro Praia Paulas, no município de São Francisco do Sul.

Entre os assuntos do encontro está a criação do Fórum Babitonga Sustentável; a assinatura do convênio para repovoamento do peixe Robalo e do camarão na Baía Babitonga; as ações do Instituto Federal Catarinense para pesca e aquicultura; o Centro de Referência Técnico Ambiental da Univille e o projeto para recuperação do trapiche da Vila da Glória, em São Francisco do Sul.

Na oportunidade, acontecerá a assinatura de convênios entre a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e as prefeituras da região Norte catarinense. Serão assinados convênios para a construção dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) com as prefeituras de Joinville, Itapoá e São Francisco do Sul. Já os convênios dos CREAS (Centro de Referencia Especializado de Assistência Social) serão firmados com os municípios de Joinville e São Francisco do Sul.

Os convênios de alta complexidade serão assinados com Joinville, Araquari, Barra Velha, Itapoá e São Francisco do Sul. Também tem os Termos de Cooperação Técnica do Sine (Sistema Nacional de Emprego) que serão assinados com Araquari e Garuva. No total serão liberados recursos na ordem de R$ 709 mil.

Conselho de Desenvolvimento Regional

O Conselho atua no apoio ao desenvolvimento sustentado, articulando forças e lideranças locais e regionais, além de ser responsável pelo planejamento regional e definição das prioridades. Fazem parte desta Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e o município-sede Joinville.

“Os projetos são analisados primeiramente nas reuniões dos Comitês Temáticos e aqueles que recebem o parecer técnico favorável seguem para uma nova aprovação no Conselho de Desenvolvimento Regional, que reúne 32 integrantes (prefeitos, presidentes da Câmara de Vereadores e representantes da sociedade civil)”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional – Joinville, Manoel Mendonça.

Os conselheiros elaboram, discutem e decidem com o Governo do Estado de Santa Catarina investimentos que signifiquem melhorias em educação, saúde, obras, infraestrutura, segurança, turismo, agricultura e esporte de acordo com as necessidades locais e regionais.

Este Conselho é formado por membros natos (Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, prefeitos e presidentes de Câmara de Vereadores dos oito municípios do Norte) e também por dois representantes da sociedade civil organizada, estes provenientes de instituições e segmentos mais expressivos da região. Ao todo, são 4 representantes de cada município. Isso acontece em todas as 36 SDRs do Estado de Santa Catarina.

As informações são de Thiago Dias, Assessor de Imprensa da SDR Joinville, com adaptação do Diário de Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar