Centenas de pessoas participam da “Passeata Pacífica Itapoá” neste sábado (22) Imprimir E-mail
Política
Sáb, 22 de Junho de 2013 23:43

Centenas de pessoas participam da Passeata Pacífica Itapoá neste sábado, dia 22 de junho de 2013.O final da tarde deste sábado (22) foi dedicado a uma passeata pacífica para centenas de pessoas em Itapoá. Mais de 300 pessoas deixaram de assistir ao jogo entre Brasil e Itália válido pela terceira rodada da Copa das Confederações 2013 e foram às ruas do Município manifestar por educação, pelo fim da corrupção, e por mais saúde, segurança, e melhores serviços públicos em geral.

A variedade de reivindicações era é extensa. Escrito em uma faixa em inglês estava: “Você pode dizer que sou um sonhador, mas não sou o único”. Em bom português, outra faixa chamava a atenção: “Não às propinas dos vereadores e privilégios nas prefeituras! Não à compra de votos! Pense globalmente. Aja localmente!”.  Havia também quem carregasse uma prancha e, nela, escrito “Acorda Brasil. Fora corruptos”. Outros, por sua vez, manifestavam-se contra a PEC 37. “Um povo mudo não muda”, dizia um cartaz carregado por um adolescente, enquanto outro ao seu lado pedia pela saúde pública de Itapoá: “Merecemos um hospital decente”.

Entre os gritos de ordem, chamados para que as pessoas saíssem do conforto de suas casas e viessem também protestar nas ruas, além de fortes gritos contra a corrupção de todas as formas.

Bandeiras do Brasil tremulavam de todos os lados, em uma passeata que fez jus ao seu nome e propósito, pois foi totalmente pacífica, sem qualquer inconveniente. A Polícia Militar esteve ao lado dos manifestantes o tempo todo, mas como parceira. Os policiais prestaram todo o apoio necessário para que tudo ocorresse da melhor forma possível. Bloquearam ruas, acompanharam a multidão, e nenhuma confusão foi registrada.

A “Passeata Pacífica Itapoá” foi realizada em apoio às manifestações que estão ocorrendo em todo o Brasil. Organizada e divulgada pelo “Facebook”, teve quase 7 mil convidados e mais de 700 confirmados em sua página oficial na rede social. Pelo que se viu nas ruas, aproximadamente metade desse número de confirmados compareceu. Vale ressaltar que o evento ocorreu em pleno horário de jogo da Seleção Brasileira, o que deve ter contribuído para que um considerável número de pessoas deixassem de prestigiar. Mesmo assim, um belo movimento foi visto.

Partindo da Pista de Skate da Avenida Beira Mar III em Itapema do Norte, os manifestantes partiram para a sede da Prefeitura, pela rua Mariana Michels Borges. Lá, concentraram-se novamente, protestaram, cantaram o hino nacional, e seguiram, retornando para a Beira Mar III, até a Avenida André Rodrigues de Freitas, onde se dirigiram para a sede da Câmara de Vereadores. Houve novo protesto, hino nacional e a dispersão do grupo. Antes, porém, a organização já antecipou que haverá uma nova manifestação no dia 26 de junho, quarta-feira.

Clique aqui e confira o vídeo e outras imagens que o Diário de Itapoá capturou na Passeata.


Do Diário de Itapoá, com imagens de Thiago Gusso/DI.

Fotos de Bruno Paese:

Última atualização em Ter, 25 de Junho de 2013 16:38
 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar