Prefeitura de Itapoá apresenta resultados da 5ª Conferência Municipal das Cidades Imprimir E-mail
Política
Qua, 22 de Maio de 2013 10:16

Prefeitura de Itapoá apresenta resultados da 5ª Conferência Municipal das Cidades.Nesse sábado (18), foi realizada a 5ª Conferência Municipal das Cidades, no Centro da Terceira Idade Maria Izabel. O evento, que reuniu 52 pessoas, contou com a presença da secretária executiva da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina), Eleonora Bahr Pessoa; o vice-prefeito Josênio Vieira Bernardi; o secretário de Planejamento e Urbanismo, Marcio Roberto Gonzatto; o presidente da Câmara de Vereadores, Osni Ocker; David Gongora Junior, representando a comissão preparatória; além dos vereadores Thomaz Sohn, Geraldo Weber, Carlito Custódio Júnor, Ernesto Policarpo, Jeferson Garcia; da secretária de Planejamento e Urbanismo de Garuva, Dione Romanzini; e do chefe de Gabinete da Prefeitura de Itapoá, Luis Zagonel.

Na abertura do encontro, David Gongora homenageou a Srª Ursula Buschermöhle, componente do 1º Conselho de Desenvolvimento Urbano de Itapoá – CDUI, falando de sua importância na luta pela emancipação do Município, bem como na criação do Clube de Mães.

Depois, foi a vez de Farida Myrani (conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina e conselheira estadual das Cidades, além de arquiteta e urbanista) palestrar. Ela abordou a relevância da aprovação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, a importância da Conferencia das Cidades e a legislação que embasa a participação popular nas políticas públicas.

À tarde, formaram-se quatro grupos para discutir os eixos que serão prioridades do Ministério das Cidades para a Política de Desenvolvimento Urbano no período 2014-2016. Em 1º lugar ficou o saneamento; em 2º, a mobilidade urbana e o trânsito; em 3º, o planejamento urbano e o ordenamento territorial; e em 4º, a habitação.

Por fim, foram eleitos os delegados para a 5ª Conferência Estadual das Cidades, ficando como delegado do Poder Público, Márcio Roberto Gonzatto; e de suplente, Carlito Joaquim Custódio Jr. Os delegados escolhidos para a Sociedade Civil foram a Elaine Cristina Alves e David Gongora Jr, tendo como suplentes Sergio Valle Machado e Rafael Eduardo de Oliveira.

Em nota enviada pela Prefeitura aos órgãos de imprensa, a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo agradeceu a todos os participantes e colaboradores e disse considerar cumpridas as metas da etapa municipal da Conferencia das Cidades.



De Karina Santos (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá), com adaptações do Diário de Itapoá. Fotos: Karina Santos.


Última atualização em Ter, 28 de Maio de 2013 10:39
 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar