Novos gestores municipais de Itapoá foram empossados nessa terça-feira (1º) Imprimir E-mail
Política
Qua, 02 de Janeiro de 2013 22:58

Solenidade de posse do Prefeito, Vice e Vereadores de Itapoá para a gestão 2013/2016.Contando com a presença de cerca de 200 pessoas, entre elas os vereadores, Prefeito, Vice-Prefeito eleitos e demais autoridades do Município, foi realizada na sede da Câmara de Vereadores de Itapoá a solenidade de posse dos eleitos.  O evento ocorreu na manhã dessa terça-feira (1º) e, inicialmente, foi conduzido pelo, até então, Presidente da Câmara Municipal, Vereador Daniel Silvano Weber.


Na ocasião, vereador por vereador foi chamado individualmente para receber a posse e, logo em seguida, ocorreu a eleição da Mesa Diretora da Câmara. Após dez minutos de recesso, o Vereador Daniel Silvano Weber anunciou que a eleição seria através de chapa única. Os nove vereadores recém-empossados votaram por ordem de sorteio e, unanimemente, elegeram a chapa composta pelo Presidente Osni Ocker (PR), Vice-Presidente Thomaz Sohn (PP), 1º Secretário Geraldo Weber (PSDB) e 2º Secretário Carlito Custódio (PR).

 A composição da Mesa Diretora da Casa de Leis para o biênio 2013/2014 surpreendeu a muitos dos presentes na solenidade. Era esperado que o PMDB, representando a situação e sigla com o maior número de vereadores eleitos (três), ficasse com a presidência da Casa, mas uma manobra política iniciada um dia antes da posse surpreendeu a todos. Vereadores de oposição, estrategicamente, colocaram o nome de Osni Ocker encabeçando a chapa. Além dos quatro nomes que formam a nova Mesa Diretora, a Vereadora Márcia Regina Eggert Soares (PSDB) também participou do processo de elaboração desse grupo. Dessa forma, a oposição obteve o apoio de cinco dos nove vereadores, o suficiente para eleger a nova Mesa Diretora e provocar a desistência da provável chapa de situação. Assim, foi possível a unanimidade de votos favoráveis à única chapa inscrita. O Vereador Jefferson Rubens Garcia (PMDB), que nos bastidores era o mais cotado à presidência da Casa, foi o primeiro a proferir o seu voto. Ele se pronunciou discretamente a respeito do fato. “Na forma democrática, voto sim”, disse ele, referindo-se à aprovação da chapa única.

Visivelmente emocionado, o Vereador Osni Ocker, já na posição de novo Presidente da Câmara, deu posse ao novo Prefeito de Itapoá, Sérgio Aguiar (PMDB), e seu Vice, Josênio Bernardi (PPS). Prefeito e Vice fizeram o juramento e assumiram oficialmente os seus cargos.

Posteriormente, o Vereador Edson da Cunha Speck (PMDB) foi o primeiro a fazer suas considerações finais. Edinho, como é conhecido, cumprimentou a todos e agradeceu a Deus, seus familiares, esposa, mãe, aos conhecidos presentes, ao seu partido, Prefeito e Vice. “Prometo cumprir com o meu dever”, finalizou.

O Vereador Jeferson Rubens Garcia cumprimentou a todos os presentes. Ele agradeceu a Deus pela nova oportunidade como vereador e, em especial, a seus familiares. Jefinho, como é conhecido, citou que obteve 40% mais votos que na eleição passada (2008), em que também foi eleito, dizendo-se ciente de suas responsabilidades frente ao cargo. Ele disse que não se podem mais fazer política como antigamente, tendo em vista o processo de transparência pelo qual a política passa. “Quero dizer que esta Casa de Leis, em breve com a sua nova sede se Deus quiser, é um espaço democrático e estará sempre aberta para receber toda a população. Estaremos prontos para ouvir e atender as reivindicações, sempre pautados pela ética e voltados ao bem comum”, concluiu.

O Vereador Ernesto de Aquino (PSC) cumprimentou e parabenizou todos os eleitos, agradecendo a Deus, seus familiares, amigos, militantes de campanha e coligação. Ernesto da Igreja, como é conhecido, comentou que sua outra campanha, quando também concorreu a vereador, mas não obteve êxito, foi fundamental para a vitória na última eleição. “Quero fazer um pedido aos poderes Executivo e Legislativo. Tivemos aí na rua, 14 siglas partidárias pedindo votos por toda Itapoá. Cada um com os seus anseios. Agora, temos que lutar só por uma sigla. Um nome para ser levado ao lugar que merece, que se chama Itapoá”, disse Ernesto.

O Vereador Thomaz Sohn, agora Vice-Presidente da Câmara, desejou um feliz 2013 a todos, agradecendo a Deus e ao povo que o elegeu. Ele se comprometeu não só com seus eleitores, mas com todo o povo itapoaense. Por fim, ele pediu para que o Prefeito e Vice conduzam a cidade com olhos voltados ao povo. “Vamos trabalhar em conjunto, todos nós”, concluiu.

A Vereadora Márcia Regina Eggert Soares cumprimentou a todos e, em especial, às mulheres presentes na solenidade. Ela agradeceu aos servidores da Casa de Leis pelos trabalhos realizados na última gestão (2009/2012), da qual também participou, bem como aos seus familiares. Ela se disse grata à cidade de Itapoá e a todas as pessoas que a ajudaram nessa eleição. “A vida de alguém é limitada. A honra e o respeito duram para sempre”, disse ela ao concluir suas considerações.

O Vereador Geraldo Weber, novo 1º Secretário do Poder Legislativo Municipal, emocionado, agradeceu a Deus pela oportunidade e apoio, bem como a sua família, amigos, colaboradores, militantes de sua campanha e eleitores. Ele agradeceu as orações de sua mãe, cumprimentou as autoridades presentes e parabenizou os demais integrantes da nova Mesa Diretora. “Faremos um trabalho justo e correto. Sinto-me muito orgulhoso, assim como sinto-me sendo cidadão honorário de Itapoá”, disse Geraldo.

O Vereador Carlito Custódio Júnior, 2º Secretário da Casa, cumprimentou a todos e agradeceu a todos que confiaram nele, elegendo-o. “O meu objetivo é trabalhar para contribuir na construção do futuro de Itapoá. O futuro de Itapoá pode, muito bem, ser um porto seguro para todos, desde que deixemos as vaidades de lado e enxerguemos que sozinhos não vamos poder construir”, comentou.

O Vereador Daniel Silvano Weber, agradeceu sua mãe, esposa e filhos. Ele cumprimentou o Prefeito Eleito, Vice, o novo Presidente da Casa, os demais vereadores e servidores. “Quero cumprimentar a todos os servidores desta Casa, aos quais sou bastante grato pelo suporte que me deram durante esses dois anos na qualidade de Presidente deste Poder Legislativo. Tudo o que fizemos neste Poder Legislativo, não foi só pelo trabalho do Presidente, mas também dos vereadores, que me deram a condição de presidir este Poder e, principalmente, pelo suporte que temos dentro deste Poder, que são os funcionários desta Casa, aos quais peço uma salva de palmas a todos”, disse o Ex-Presidente.

O Vice-Prefeito empossado de Itapoá, Josênio Bernardi, cumprimentou a todos os presentes e ao novo Presidente da Casa, Vereador Osni Ocker, em nome de todas as autoridades presentes. “A política acabou no dia 06 de outubro. Agora, é trabalharmos todos unidos, para transformar Itapoá em uma grande Cidade. Transformá-la em um belíssimo cartão postal de Santa Catarina”, finalizou.

O Prefeito empossado de Itapoá, Sérgio Aguiar (PMDB), cumprimentou e parabenizou o novo presidente da Casa, Vereador Osni Ocker, bem como a todas as autoridades, imprensa e demais presentes. Ele reiterou os compromissos assumidos durante a campanha. Disse que suas propostas abordam a qualidade de vida das pessoas. O novo Prefeito disse que vai trabalhar para toda a Cidade, que segundo ele está vivendo uma verdadeira transformação. Ele disse que a Educação será sua prioridade, mas que dará especial atenção a todas as pastas contempladas em seu governo. Sérgio, ainda, colocou a Prefeitura à disposição da comunidade e agradeceu as lideranças, o seu partido, sua coligação e todos os que apoiaram a sua candidatura, de forma especial, a sua esposa. “Posso afirmar, com toda a certeza deste mundo, que ela foi a grande responsável por estarmos aqui nesta solenidade de posse. Obrigado Rocio”, disse o novo Prefeito.

O Ex-Prefeito Mário Elói Tavares cumprimentou a todos os presentes, de forma especial às autoridades e familiares. Em especial, ele agradeceu a todos os funcionários públicos. “Vocês foram as pessoas que fizeram a diferença em meu trabalho. Eu aprendi muito, pois vocês me ensinaram muito. Eu entrei na política pela primeira vez e vocês foram os meus professores. Obrigado!”, disse o Ex-Prefeito.

Por fim, o novo Presidente da Câmara, Vereador Osni Ocker, fez suas considerações finais. Ele agradeceu a Deus e a seus companheiros por sua reeleição. Agradeceu, também, a todos os companheiros vereadores que votaram sim à chapa única que o elegeu como novo Presidente do Poder Legislativo de Itapoá. “Agradeço, muito especialmente, a minha esposa, que foi a minha maior cabo eleitoral. Ela não mediu esforços. Deixou o seu estudo para trabalhar comigo nas ruas”, disse antes de pedir a benção de Deus a todos.

Em rápida entrevista ao Diário de Itapoá, logo após a solenidade de posse, o Prefeito Eleito de Itapoá, Sérgio Aguiar, falou de seus planos para este início de gestão. “Tudo é prioridade em uma temporada. Estamos com mais de 200 mil pessoas na Cidade. Temos que, primeiro, amenizar o problema com a falta de água. Claro que não temos como resolver, mas precisamos, pelo menos, de alguma ação paliativa para diminuir esse problema. Estamos assumindo hoje (dia 1º) no dia de maior movimento da Cidade e não temos como resolver todos os problemas para atender aos munícipes e turistas. Vamos sentar com os secretários já nesta tarde (dia 1º) para amanhã (dia 02), realmente, começar a trabalhar e ver realmente as necessidades de Itapoá. Temos o Projeto Verão que já está todo mapeado e arquitetado. Vamos tentar segurar os turistas para que os nossos comerciantes continuem tendo esse bom retorno, continuem com esse movimento que estamos tendo aí. E, depois, passando a temporada, vamos focar principalmente as prioridades que são a Saúde, Educação e Segurança”.

O Presidente da Câmara, Vereador Osni Ocker, também concedeu rápida entrevista ao Diário de Itapoá logo após a posse. “Para mim, foi uma surpresa. Eu não esperava ser eleito Presidente da Casa. Por vezes, até coloquei o meu nome à disposição, mas mais agindo na brincadeira do que qualquer outra coisa. Isso surgiu, como eu falei no Plenário, há cerca de 22 horas. Reunimos um grupo e esse grupo trabalhou por isso. Pegamos juntos e em nenhum momento nenhum integrante desse grupo desistiu da nossa proposta. Fomos até o final e tivemos essa vitória surpreendente. Realmente, foi uma surpresa. Daqui para a frente, o nosso interesse é não trabalharmos sozinhos. Nós temos um grupo e com esse grupo queremos tocar os trabalhos da Casa, dando suporte ao Poder Executivo, que é uma de nossas prioridades. Não vamos deixar de dar apoio ao Prefeito, até porque queira ou não queira, ele é o nosso Prefeito, merece o nosso apoio, e vai ter”, disse o novo Presidente da Câmara de Itapoá ao DI.

Do Diário de Itapoá.


Gravação completa da Sessão Solene:

Dim lights Embed Embed this video on your site


Confira as fotos disponibilizadas pela Câmara Municipal de Itapoá - Francisco Soares:

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar