Solenidade marca a diplomação do Prefeito eleito Sérgio Aguiar, vice-prefeito, vereadores e suplentes de Itapoá Imprimir E-mail
Política
Ter, 18 de Dezembro de 2012 13:45

Diplomação prefeito, vice prefeito, vereadores e suplentes do pleito de 2012 de ItapoáNa manhã desta terça-feira (18), a partir das 10h, foi realizada a entrega dos diplomas, pela Justiça Eleitoral, para os candidatos eleitos no pleito de 2012 aos cargos de prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes.


Formaram a mesa, o Juiz da 105ª Zona Eleitoral Sr. Dr. Augusto Cesar Allet Aguiar, o qual presidiu a solenidade, e também o atual Prefeito Municipal de Itapoá, Sr. Mario Elói Tavares, o atual Presidente da Câmara Municipal de Itapoá, Sr. Daniel Silvano Weber, o Juiz da Comarca de Itapoá Sr. Dr. José Aranha Pacheco e o Promotor de Justiça, Sr. Dr. Celso Antônio Ballista Júnior.

Na abertura da solenidade, o Juiz Dr. Augusto Aguiar, comentou sobre a boa condução do pleito de 2012 na eleição de Itapoá. “Não tivemos incidentes graves em Itapoá. Parabéns aos eleitos e aos outros candidatos pela postura nesta eleição (2012).” Além disso, o Juiz destacou o momento de instabilidade política devido aos esquemas de corrupção denunciados pela imprensa e a importância da honestidade dos agentes políticos na atuação de seus respectivos cargos. “Faço um pedido como cidadão aos eleitos. Trabalhem com honestidade e com muita dedicação. É isso que eu acho que o povo aqui de Itapoá gostaria que eu falasse para vocês como autoridade e como cidadão. Hoje, o nosso Brasil está muito carente, principalmente da honestidade. A corrupção está tomando conta. Acabei de ouvir que teve (mais) um desses episódios a nível federal, que denunciou a Ministra do Meio Ambiente por corrupção. Então está assim. É uma avalanche de notícias sobre corrupção, corrupção, corrupção, desvios e falcatruas. E eu acho que o exemplo maior não está vindo de cima. Está vindo aqui de baixo. Talvez por ser um local (nível municipal) com maior fiscalização pelo Ministério Público e pelas Polícias. Então, é isso que a população deseja de vocês: trabalho e honestidade.”, considera o Juiz Dr. Augusto Aguiar.

Prefeito eleito Sérgio AguiarO Prefeito eleito de Itapoá Sr. Sérgio Ferreira de Aguiar discursou na entrega do diploma da Justiça Eleitoral. “Todos os eleitos que estão aqui sabem que a campanha não se faz nem em um dia e nem em um mês. A campanha se faz no dia a dia com suas atitudes e sua maneira de ser, com seu trabalho honesto e correto, que é justamente o que o povo e a comunidade espera da gente.”. Sérgio também destacou o atual momento do desenvolvimento da Cidade, “Itapoá está passando por um diferencial. E a administração que faremos com o vice-prefeito e vereadores também tem que ser marcada por um diferencial. Uma administração voltada para o futuro de Itapoá, pelo desenvolvimento que aqui está chegando […]. Já participamos na primeira gestão do município, ao propor a Lei para a criação do Porto Itapoá em 1996, que foi aprovada aqui na Câmara de Vereadores. O Porto está aí, pois tivemos um papel muito importante na sua instalação enquanto Prefeito. E, agora, teremos a oportunidade de participar desta Gestão (2013-2016). Hoje, a cidade está vivendo uma nova fase de crescimento econômico e acredito que temos toda a capacidade e, principalmente, honestidade e vontade de trabalhar para fazer de Itapoá uma cidade que vamos nos orgulhar muito no futuro. Itapoá será um marco em Santa Catarina, no Brasil e no mundo. E nós (prefeito, vice-prefeito e vereadores) vamos ser os grandes responsáveis para tocar os destinos da nossa cidade, principalmente com transparência, honestidade e trabalho.”, comenta o Prefeito eleito.

O Promotor de Justiça Sr. Dr. Celso Antônio Ballista Júnior também pronunciou-se sobre a moralidade na administração pública. “Gostaria de parabenizar a todos. Desejo que Deus ilumine o caminho de vocês para que não percam a intenção que tinham quando se propuseram a esses cargos.  Então, que possam honrar este povo que depositou um voto de confiança e que possam fazer o melhor possível pela cidade de Itapoá.”, deseja o Promotor.

O vereador Sr. Daniel Silvano Weber, na qualidade de atual Presidente da Câmara Municipal de Itapoá, agradeceu à Justiça Eleitoral pela escolha da sede da Câmara Municipal de Itapoá para fazer a diplomação. “Nos sentimos muito honrados com esta sessão feita dentro do Poder Legislativo. Também parabenizo o Juiz (Augusto Aguiar) pela condução do Processo Eleitoral dado pela Justiça Eleitoral nesta última eleição.” Para completar, o vereador agradeceu os eleitores e sente-se honrado em trabalhar novamente para os cidadãos itapoaenses e em parceria com o prefeito Sérgio Aguiar.

O Juiz da 105ª Zona Eleitoral Dr. Augusto Cesar Allet Aguiar oficializou o reconhecimento e validade da eleição de cada candidato perante a Justiça Eleitoral e, assim, os candidatos tornaram-se aptos para a posse no dia 1º de janeiro de 2013. Com a diplomação, encerra-se também o período para que sejam ajuizadas ações contra o candidato no âmbito da Justiça Eleitoral.
 
DiplomadosForam diplomados o futuro Prefeito Sérgio Ferreira de Aguiar, Vice-prefeito Josênio Bernardi e vereadores eleitos no pleito de 2012: Carlito Custódio, Daniel Weber, Edson Speck, Ernesto de Aquino, Geraldo Weber, Jeferson Garcia, Marcia Soares, Osni Ocker e Thomaz Sohn, bem como os vereadores suplentes João Camargo, José Caldeira, Jonecir Soares e Valdecir de Souza .

Desde 2002, o período de diplomação e posse sucede a chamada fase de transição entre governos, quando há uma troca de informações a respeito de determinado cargo ou pasta a ser assumido pelo candidato eleito. A Lei n. 10.609 estabelece as regras para que haja uma alternância de poder democrática e transparente, com o respeito republicano às instituições.


Após a diplomação pela Justiça Eleitoral, os eleitos devem ser empossados no dia 1º de janeiro, conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988. 


Matérias relacionadas:

Porto Itapoá emite nota de esclarecimento público sobre convite para proceder a cerimônia de diplomação 

Confira a gravação completa da diplomação:

Dim lights Embed Embed this video on your site


Confira as fotos disponibilizadas pela Câmara Municipal de Itapoá - Francisco Soares:

Última atualização em Qui, 20 de Dezembro de 2012 09:27
 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar