Três dos candidatos a prefeito de Itapoá participam de debate organizado pela ACITA Imprimir E-mail
Política
Ter, 18 de Setembro de 2012 11:53

Candidatos ao cargo de prefeito de ItapoáNa última quarta-feira (12), foi realizado, no Hotel Pérola, um debate entre os candidatos ao cargo de prefeito de Itapoá. O evento foi organizado pela ACITA - Associação dos Corretores de Imóveis de Itapoá. Com a ausência do candidato Sérgio Aguiar, os candidatos Carlos Henrique, César Cotia e Marlon Neuber participaram  e tiveram a oportunidade de responder sobre importantes questões de interesse dos corretores de Imóveis de Itapoá e do desenvolvimento econômico do Município.


Também estavam presentes alguns corretores de imóveis, alunos da Escola Estadual Nereu Ramos e, especialmente, militantes dos candidatos. Com espírito democrático e debate de ideias, todos puderam conhecer melhor os candidatos e entender mais profundamente os seus planos para o desenvolvimento de Itapoá, especialmente no que se refere ao setor imobiliário.

As perguntas foram definidas pelos corretores em reunião específica para o evento.
Confira a lista das perguntas:
• Itapoá já sofreu muito com a especulação imobiliária. Muitos lotes na mão de poucos proprietários, que, de uma forma ou de outra acabaram sendo beneficiados, ainda que indiretamente, por ação ou omissão da prefeitura municipal. Se Eleito, qual a ação efetiva do candidato para combater a especulação imobiliária?

• Na gestão anterior foi instalado um terminal de consulta para os corretores associados da ACITA. Este terminal permaneceu ligado até meados da gestão atual. Devido à mudança do endereço físico da prefeitura e também em função da instalação do novo sistema, o terminal foi desativado e até a presente data permanece assim. Se eleito, qual o posicionamento do candidato quanto à simplificação do serviço do Corretor de Imóveis Associado, especialmente no tocante ao terminal dedicado a estes?

• Recentemente a Corregedoria de Justiça recomendou a atualização na Planta de Valores Genéricos. O projeto de lei seguiu para a Câmara de Vereadores e foi reprovado. Se eleito, qual o posicionamento do candidato com relação à atualização do Valor Venal dos imóveis e também quanto a sua tarifação para fins de cobrança do IPTU? Continuará havendo o redutor de imposto para as grandes áreas?

• Na ocasião do projeto de revisão do valor venal, uma empresa de fora de Itapoá foi contratada para promover a avaliação dos imóveis em Itapoá. A empresa, por sua vez, pesquisou com as imobiliárias locais os valores praticados no mercado e apresentou o resultado para a PMI. Ou seja, a avaliação foi realizada pelos corretores de imóveis de Itapoá. Se eleito, qual o posicionamento do candidato com relação à contratação de mão de obra local, para promover as futuras avaliações de imóveis, para fins de atualização da planta de valores genéricos e quais os critérios exigidos do profissional para que promova tais avaliações?

• Na época da temporada muitas pessoas praticam o exercício ilegal da profissão negociando diversos imóveis de terceiros, na venda e principalmente na locação por dia, de forma totalmente amadora e despreparada, sendo autores, inclusive, da prática de contravenção penal a luz do Código Penal. Se eleito, qual a ação efetiva do candidato para coibir o exercício ilegal da profissão do corretor de imóveis?

• Se eleito, qual o projeto do candidato para melhorar e abrir novas vias urbanas em Itapoá?

• Se eleito, qual o projeto do candidato no tocante à estruturação da secretaria de turismo e a divulgação de Itapoá em outras regiões? E quais as regiões que o candidato abrangeria?

• O Brasil passou por um “bum” imobiliário nos últimos anos. As construtoras, até quadruplicaram seus lançamentos de um ano para outro, em todo o país. Em Itapoá, por conta da legislação restritiva que vigora, no tocante ao uso e ocupação do solo, não observamos o mesmo desenvolvimento. O tipo, padrão, e tamanho de construção são praticamente o mesmo de 16 ou 21 anos atrás. Cresceu, mas não desenvolveu de acordo com o presenciado em praticamente todo o território brasileiro, especialmente em cidade litorâneas com vocação turística e cidades com vocação portuária. Se eleito, qual o projeto do candidato em relação ao Plano Diretor do município, especialmente quanto à atração do desenvolvimento da construção civil e por consequência o desenvolvimento equitativo do mercado imobiliário de Itapoá?

• Qual o compromisso que o candidato, se eleito, assume perante o Corretor de Imóveis de Itapoá?

Fonte: ACITA - Associação dos Corretores de Imóveis de Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar