Primeira pesquisa eleitoral revela empate técnico entre Sérgio Aguiar (PMDB) e Cesar Cotia (PSDB) na primeira colocação Imprimir E-mail
Política
Qua, 01 de Agosto de 2012 00:26

Pesquisa Eleitoral em ItapoáFoi divulgada na manhã desta terça-feira (31), a primeira pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Superior Eleitoral referente à corrida dos 4 candidatos a prefeitura de Itapoá.


O Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), contratado pelo jornal Em Foco, realizou uma pesquisa eleitoral em Itapoá. A pesquisa foi registrada e protocolizada na Justiça Eleitoral sob o nº SC-00048/2012, conforme o link.


Análise dos Resultados da Pesquisa Estimulada

Na pesquisa estimulada, o candidato Sérgio Aguiar (PMDB) está tecnicamente empatado com Cesar Cotia (PSDB) na primeira colocação. Sérgio aparece com 28,0% das intenções de votos, enquanto Cesar está com 24,8%. A diferença entre os dois candidatos é menor do que a margem de erro de 4,4% da pesquisa.

Já o candidato Carlos Henrique (PSC) apresentou 12,8% e está tecnicamente empatado na terceira colocação com Marlon Neuber (PR) que está com 11,0% das intenções de voto.

Os indeciso somam 16,6% e os que não querem nenhum dos quatro candidatos somam 6,8% dos votos.


Análise da Rejeição dos Candidatos

O candidato Sérgio Aguiar (PMDB) apresentou a maior rejeição, seguido por Marlon Neuber (PR). Cesar Cotia (PSDB) e Carlos Henrique (PSC) aparecem na terceira e quarta colocações, respectivamente.


Dados técnicos da pesquisa

A pesquisa teve como objetivo identificar a intenção de voto para as eleições municipais de 2012 no município de Itapoá.  Foi realizada nos dias 16 e 17 de julho de 2012, totalizando 500 entrevistas, com margem de erro máxima de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas através de contato pessoal, onde os entrevistados foram abordados em suas residências. Para a seleção da amostra foi utilizado o método probabilístico sistemático (através de pulo sistemático). Os dados foram digitados, tabulados e analisados nos dias 17 e 18 de julho de 2012, utilizando-se um programa específico para compilação de dados. As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores com experiência e  treinamento específico em pesquisas de opinião, devidamente credenciada. O Instituto de Pesquisa Catarinense mantém supervisores para a verificação do nível  de qualidade na aplicação dos questionários e preenchimento no local de realização da pesquisa.

Em cumprimento ao que determinam o artigo 33 da Lei 9.504 de 30 de setembro de 1997 e a Resolução n. 23.364/2011do Tribunal Superior Eleitoral, foi encaminhado as informações necessárias para divulgação dos resultados da pesquisa. 
Na divulgação dos resultados de pesquisas, atuais ou não, serão obrigatoriamente informados: 
I – Período de realização da coleta dos dados: 16 e 17 de julho de 2012. 
II – A margem de erro: A margem de erro máxima de 4,4% 
III – O número de entrevistas: 500 entrevistas 
IV – Nome da empresa que realizou: IPC – Instituto de Pesquisa Catarinense LTDA
        Nome da empresa que contratou: Jornal Em Foco SC LTDA- ME 
V – O número do processo de registro da pesquisa: O pedido de registro da pesquisa foi 
protocolizado na Justiça Eleitoral sob o nº SC-00048/2012, na data de 14 de julho de 2012. 
OBS: Os resultados podem ser divulgados a partir do dia 19 de julho de 2012.


Gráficos elaborados pelo DI com base nas informações da pesquisa:

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar