Reunião da SDR é realizada em Itapoá Imprimir E-mail
Política
Sex, 14 de Agosto de 2009 19:12

Na tarde de ontem (14), realizou-se, no Laboratório de Larvas de Camarão (Larvesul), em Itapoá, a Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Joinville. Tal encontro foi presidido por Manoel Mendonça Secretário da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Joinville. Várias autoridades estaduais estiveram presentes.


A primeira temática discutida foi em relação ao cultivo de camarão na região norte catarinense e no Estado como um todo. A responsável estadual pela sanidade dos animais aquáticos, da CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), Veterinária Daniele Hoffmann Kormann discursou sobre as atribuições da CIDASC e sobre a doença da mancha branca que reduziu drasticamente a produção e comercialização de camarão no estado catarinense a partir de 2004. “Em 2004 foi o ano em que tivemos o pico de produção e a partir desse ano se deflagrou essa doença, o que dizimou grandes produções”, comentou Daniela.

O empresário da Fazenda Quality, Aristides Leandro da Silva também falou a respeito do cultivo de camarão, exemplificando com dados numéricos e estatísticos que a indústria de carcinicultura (cultivo de camarões) está retornando seu crescimento nos últimos anos.

O Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro foi explanado pelo diretor de Desenvolvimento das Cidades da Secretaria Estadual de Planejamento, Jorge Rebollo Squera que apresentou um cronograma de trabalho, o qual resultará em proposta de lei estadual em meados do ano que vem.

Outro tema discutido foi a respeito da gripe A (H1N1), em que o gerente Regional de Saúde, Douglas Machado, apresentou dados e estatísticas tranquilizantes, citando que o estado catarinense está preparado para combater a doença e que até o momento apresentou muitos poucos casos, principalmente se comparado com os estados vizinhos. Douglas citou, ainda, os boatos que têm se difundido, principalmente pela internet, levando todos a um clima de caos desnecessário e que causa sérios prejuízos. Os prefeitos de Joinville, Carlito Merss, e de São Francisco do Sul, Luiz Zera, também presentes na reunião, repudiaram as atitudes alarmistas que têm tomado conta do país em função de boatos difundidos Brasil afora.

O Prefeito de Itapoá, Ervino Sperandio, aproveitou o momento para reivindicar alguns convênios, entre eles: repasse de verba para recuperação viária, recursos para construção de uma unidade básica de saúde em Itapema do Norte, solicitação de recursos para mobiliárias nas unidades de saúde, recursos para aquisição de equipamentos odontológicos para a nova unidade de saúde em Itapema do Norte e recursos para a construção de novos postos salva-vidas.

Ao final da reunião, o Prefeito do Município, como anfitrião, agradeceu os presentes. Em seguida, todas as autoridades presentes dirigiram-se ao Porto de Itapoá, onde conheceram a estrutura e ficaram por dentro do andamento das obras.

Na foto abaixo, começando da esquerda, Prefeito de Itapoá Sr. Ervino Sperandio, Prefeito de Joinville Sr. Carlito Mers, Vereador de Itapoá Sr. Jeferson Garcia (Jefinho), Vereador de Itapoá Sr. José Maria Caldeira, Deputado Estadual Sr. Nilson Gonçalves, Vereadora de Itapoá Sra. Márcia Soares, Vereador de Itapoá Sr. Valdecir de Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento Regional – Joinville Sr. Manoel Mendonça e Prefeito de São Francisco do Sul Sr. Luiz Roberto de Oliveira.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar