Cultivo de camarão, gerenciamento costeiro e Segurança Pública serão temas do Conselho de Desenvolvimento Regional de Joinville na quinta Imprimir E-mail
Política
Qui, 13 de Agosto de 2009 19:10

O cultivo do camarão em Santa Catarina, o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro e a Segurança Pública no município de Itapoá com a implantação do Porto, além da atual situação da Gripe A na região Norte catarinense.

Estes são alguns dos assuntos que serão apresentados na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Joinville, na quinta-feira (13), às 14 horas, no Laboratório de Larvas de Camarão (Larvesul), localizado na rua 2.350, s/n, em Itapoá.

Para explanar sobre o cultivo do camarão na região Norte e em Santa Catarina, estarão presentes a responsável estadual pela sanidade dos animais aquáticos da Cidasc, Daniele Hoffmann Kormann, e o empresário da Fazenda Quality, Aristides Leandro da Silva.

Já o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro vai ser explanado pelo diretor de Desenvolvimento das Cidades da Secretaria Estadual de Planejamento, Jorge Rebollo Squera, que falará sobre as ações do gerenciamento costeiro. Outro assunto da pauta da reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional será a atual situação da Gripe A na região Norte catarinense. O tema vai ser apresentado e detalhado pelo gerente Regional de Saúde, Douglas Machado.

Também haverá debate sobre a segurança com a instalação do Porto de Itapoá, envolvendo as Polícias Militar e Civil. Para este tema, estarão presentes o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Eliésio Rodrigues, e também o delegado Regional da Polícia Civil, Dirceu Silveira Júnior. Eles vão comentar sobre as ações realizadas e os projetos que estão sendo colocados em prática na cidade litorânea.

“Com a descentralização administrativa implantada pelo governador Luiz Henrique, debatemos as prioridades e anseios em âmbito regional com as lideranças locais. O papel do Conselho é de verificar esta necessidade e debater a viabilidade de um projeto ou ação aqui na nossa própria região”, explica o secretário de Desenvolvimento Regional, Manoel Mendonça.

Na segunda parte da reunião, os projetos dos municípios que foram aprovados pelos integrantes dos Comitês Temáticos serão colocados em apreciação dos conselheiros. Em caso de aprovação, a SDR Joinville dará encaminhamento necessário ao processo, ficando condicionadas à disponibilidade financeira do Estado e à situação de adimplência das prefeituras municipais perante a Secretaria de Estado da Fazenda.

Conselho de Desenvolvimento Regional
O Conselho de Desenvolvimento Regional é formado por membros natos (secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, prefeitos da região e presidentes de Câmara de Vereadores da região) e também por representantes da sociedade civil organizada, proveniente de instituições e segmentos mais expressivos da região.

“Os projetos são analisados, primeiramente, nas reuniões dos Comitês Temáticos e aqueles que recebem o parecer técnico favorável seguem para uma nova aprovação no Conselho de Desenvolvimento Regional, que reúne 32 integrantes e definem as prioridades de ações e investimentos da região Norte catarinense”, destaca Mendonça.

Cada município possui quatro representantes e as reuniões acontecem mensalmente num dos oito municípios da SDR Joinville. Este Conselho atua no apoio ao desenvolvimento sustentado, articulando forças e lideranças locais e regionais, além de ser responsável pelo planejamento regional e definição das prioridades para a região.

Os conselheiros elaboram, discutem e decidem com o Governo do Estado de Santa Catarina investimentos que signifiquem melhorias em educação, saúde, obras, infraestrutura, segurança, turismo, agricultura e esporte de acordo com as necessidades locais e regionais.

Informações adicionais: Jornalista Thiago Dias, (47) 3431-2825/ 9992-9247, e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar