Vereadores aprovam empréstimo junto ao BADESC Imprimir E-mail
Política
Seg, 12 de Setembro de 2011 20:31

Foi votado e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Itapoá na noite desta segunda-feira (12), o PL (Projeto de Lei) nº 32/2011, de origem do Poder Executivo Municipal, que autoriza o mesmo a aderir ao Programa Badesc Cidades e tomar empréstimo até o montante de R$ 4 milhões junto à Agência de Fomento de Santa Catarina S/A (Badesc).

A noite foi de Casa lotada na Câmara de Itapoá. Após muita polêmica, o Projeto que autoriza o empréstimo finalmente foi aprovado pelos vereadores. Alguns vereadores alegavam que os encargos máximos previstos de 9% ao ano, acrescidos da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) no valor acumulado nos últimos 12 meses em 6%, totalizam um juros muito elevado de 15% ao ano. Outra situação apontada foi que o Poder Executivo de Itapoá ficou autorizado a comprometer, inclusive, o orçamento de outras gestões, uma vez que a atual termina no próximo ano (2012).

Segundo consta no PL, com a alteração das duas Emenda propostas pelo Legislativo, a adesão ao Programa Badesc Cidades propiciará o aporte de recursos ao Município para financiar:
- o desenvolvimento institucional;
- a realização de obras de infraestrutura e melhoria da Avenida Ana Maria de Freitas, de trecho compreendido entre a Rua Leopoldo Sprenger até encontro com a Avenida Celso Ramos, e na Avenida Zilda Arns Neumann, a partir dos lotes 01 das quadras 27 e 28 do Balneário Jardim Pérola do Atlântico, passando pela Rua Leopoldo Sprenger, até encontro com a Avenida Ana Maria Rodrigues de Freitas, no Bairro Itapema do Norte;
- a realização de obras de infraestrutura com a substituição dos bloquetes sextavados por pavimentação asfáltica na Avenida Brasil, no trecho compreendido entre as ruas 1.300 e 1.710;
- a construção de calçadão com iluminação, colocação de bancos e demais equipamentos de urbanização na Rua Bento Francisco da Silva, no trecho compreendido entre a 1ª e a 2ª Pedra;
- a aquisição de uma retroescavadeira.

O Projeto cita, também, que para dar continuidade ao Programa Badesc Cidades, o Poder Executivo consignará nos projetos de lei orçamentários dos anos subsequentes, as dotações necessárias à formação do Programa, bem como para cumprimento dos compromissos com encargos dos empréstimos tomados.

Do Diário de Itapoá.


 

Comentários  

 
+4 #1 Marta 12/09/2011 22:30
E o trecho da rua 800 que começa na avenida do príncipe e vai até o Colégio Nereu Ramos como fica? Estamos esperando a muito tempo por melhorias na nossa rua e até agora mal colocaram os tubos pela metade na rua. Como ficamos. Será que teremos que bloquear a rua com Pneus e pedras até que algo seja feito??? Ou seria melhor ir direto até o gabinete do prefeito pedir pra que sejam tomadas as providências. Estamos cansados de esperar, a paciência já ta chegando no limite.
Citação
 
 
-16 #2 Lucio Freitas 12/09/2011 22:45
Opa, gostei da atitude dos vereadores, deram o seu voto de confiança ao atual prefeito para emprestar dinheiro do BADESC, é isso ai, temos que melhorar Itapoá e vocês vereadores estão no caminhando certo, de novo votaram no projeto do prefeito.
Citação
 
 
+5 #3 João S. 13/09/2011 00:49
Esses politicos de Itapoá não tem vergonha na cara mesmo.
Citação
 
 
-1 #4 Marta 13/09/2011 07:37
Discordo de vocês Lucio e João, apesar da minha indignação pelo total abandono da rua 800, eu discordo de vocês. Se o poder público tem crédito para fazer tal empréstimo para investir em infra estrutura da cidade, tem mais é que fazer mesmo. Parabéns aos vereadores por terem aprovados o projeto.
Citação
 
 
-1 #5 Marta 13/09/2011 07:39
Opa, desculpa Sr. Lucio Freitas, estava apenas me referindo ao comentário do Sr. João. Concordo plenamente com a sua colocaçao
Citação
 
 
-3 #6 Emanoel Batista 13/09/2011 08:32
É isso mesmo Lucio, ontem fui na Câmara e tinha muito comerciante só esperando pra ver se algum vereador votasse contra o empréstimo para fazer o asfalto na Ana Maria Rodrigues de Freitas e todos votaram a favor, agora vamos poder ter nosso asfalto, mesmo que seja com dinheiro emprestado o que importa é asfalto na cidade, chega de andar em estrada de chão, nós que moramos na Ana Maria estamos muito satisfeitos com o que vimos na Câmara ontem a noite, valeu aos nobres edis, atenderam o pedido do prefeito e votaram favorável.
Citação
 
 
+2 #7 Mara Luiza Gonçalves 13/09/2011 08:36
Desculpe, mas não concordei com o empréstimo do BADESC. A população tem outras prioridades e não foram nem sequer consultados. Temos é que mudar esta Câmara que só olha pro seu próprio umbigo e claro do prefeito.
Citação
 
 
+7 #8 Marcio R. Gonzatto 13/09/2011 09:25
Se fosse em outros termos, poderíamos bater palmas para o executivo por este empréstimo. Entretanto este empréstimo será pago pelo próximo prefeito (a carência é de 12 meses) e os juros são de 9% ao ano mais TJLP (no momento 6% ao ano). Acrescente-se a isso o fato da garantia dada ter sido o FPM (fundo de participação dos municípios) e também o retorno de ICMS. Se tudo correr bem, com muito esforço o próximo prefeito iniciará pagando algo em torno de quatro milhões e seiscentos mil reais. Caso a economia mundial tenha alguma turbulência (e tudo indica que terá) a TJLP sobre e como é juro sobre juro, poderemos chegar a cifras bem superiores. Mas de qualquer forma, a câmara de vereadores teve ter analisado com muito cuidado todos estes detalhes antes de aprovar o empréstimo, para não por em risco as finanças do município.
Citação
 
 
-2 #9 Luciano G. 13/09/2011 09:26
Cara Mara, asfaltar a cidade se não for a maior, pelo menos é uma das maiores prioridades que a cidade tem, tendo em vista que facilita ainda mais a chegada de novas empresas querendo investir em Itapoá, gerando empregos, renda, crescimento populacional e consequentement e, força o poder público a tomar uma outra conduta com relação as demais prioridades do município. É o chamado efeito cascata, uma seja, coisa puxa a outra. Eu só quero aqui, chamar a atenção sobre o comentário da dona Marta com relação a rua 800, que realmente esta esquecida. Meu vizinho, tem um lista de protocolos das vezes em que ligou para a secretaria de obras solicitando o fechamento de um enorme buraco que vem engolindo a rua e até agora nada foi feito.Se não da pra asfaltar, pelo menos o ensaibramento dessa rua seria muito bem vindo. Estamos de olho, ano que vem tem eleição.
Citação
 
 
+18 #10 Alexandre Silvino 13/09/2011 09:46
Eu só não entendo uma coisa:

em um passado, não muito distante, o mesmo Prefeito não quis fazer empréstimo pelo BB em valor menor de dívida, que já havia sido aprovado pela Câmara, dizendo não querer se endividar. Ok! Bacana!

Mas por que essa mudança agora? O que mudou? A única mudança que vejo é que, agora, a maior parte do empréstimo poderá ser paga pelo próximo Prefeito, que já começará a gestão endividado.

Sinceramente, acho uma sacanagem o que foi feita, mas cada um com as suas opiniões. A minha é que o Prefeito atual ganha os méritos e o próximo Prefeito é quem paga.
Citação
 
 
+6 #11 Vicente de Molares 13/09/2011 09:56
sai prefeito, entra prefeito, e continua sempre a mesma coisa, ninguém planeja nada, ninguém faz um plano de ação para o desenvolvimento de Itapoá, é só olhar o que está acontecendo agora, estamos com o Porto instalado e funcionando e falta muita, muita: luz, água, escola, creche, estrada, saneamento básico, policiamento, lazer, atendimento prioritário ao idoso, atendimento prioritário a criança, falta de médico, falta remédio, falta de cuidado com o meio ambiente, falta rodoviária, falta de educação de qualidade, falta de juiz na comarca, enfim, falta pessoas que estejam realmente preocupadas com o desenvolvimento de Itapoá. Esta cidade precisa acordar para a realidade, o progresso já chegou e nós estamos ainda muito atrás de tudo e de todos.
Citação
 
 
-11 #12 Paulo Henrique 13/09/2011 10:42
Concordo com Luciano G., Marta, Emanuel, Lucio, e principalmente com os vereadores que aprovaram o projeto. Tudo na vida tem um preço, ninguém faz nada se não contrair dívida. Na vida pessoal de cada um de nós também é assim. Afinal, como adquirimos bens de consumo para nossas vidas se não é contraindo dívidas e até mesmo pagando juros? Não poderia ser diferente quando se trata de empréstimo bancário para melhorar a infra estrutura da cidade. Há um preço a pagar? Sim, e quem vai pagar esse preço, é claro nós população, só que esse é um mal necessário. Eu to cansado de andar toda a semana com meu carro na oficina por conta dos buracos nas ruas de Itapoá, e garanto que não sou só eu. Também sou morador da rua 800, e como disse o Luciano G., estamos de olho, queremos melhorias nesse trecho que vai do bar do Lemoni até o Colégio Nereu Ramos. Acho que melhorar as condições de tráfego na rua 800 é mais importante que a construção de calçadão com iluminação, colocação de bancos e demais equipamentos de urbanização na Rua Bento Francisco da Silva, no trecho compreendido entre a 1ª e a 2ª Pedra.O calçadão dessa rua pode esperar mais um pouco, tendo em vista que o grande movimento dessa rua acontece somente na temporada e o movimento da rua 800 é constante com carros e caminhões passando o dia todo.
Citação
 
 
0 #13 Evandro Ramos 13/09/2011 11:10
O que faltou foi um pouco mais de comunicação com o povo interessado. Quem sabia deste empréstimo? quando foi tratado, em qual audiência pública? quem apontou as ruas que deveriam ser asfaltadas? eu até agora não sabia, só soube hoje pela matéria no jornal escrito e falado da cidade. E é o povo que vai pagar a conta. beleza vereadores é assim que se faz política? tão brincando com a nossa cara mesmo.
Citação
 
 
+10 #14 Raul Cortano 13/09/2011 16:30
Estoy en casa en la calle también Itapoá 800 (Anenida de margaritas) con mi vehículo y cayó en un hoyo profundo y me fui a Itapoá el mes pasado para hacer la limpieza de mi casa para la temporada 2012. Es simplemente una vergüenza y una falta de consideración para los residentes y turistas que la situación es una calle que finalmente tendrá una importancia significativa para el municipio. Es una vergüenza!
Citação
 
 
-14 #15 LUCIANO J 13/09/2011 18:19
Citando Raul Cortano:
Estoy en casa en la calle también Itapoá 800 (Anenida de margaritas) con mi vehículo y cayó en un hoyo profundo y me fui a Itapoá el mes pasado para hacer la limpieza de mi casa para la temporada 2012. Es simplemente una vergüenza y una falta de consideración para los residentes y turistas que la situación es una calle que finalmente tendrá una importancia significativa para el municipio. Es una vergüenza!

Você não é obrigado vir para essa cidade, tem outras prais, caso não goste dessa. Talvez ai mesmo no seu país tenha uma melhor.
Citação
 
 
+5 #16 Mirela 13/09/2011 20:34
É assim que você trata o turista que aqui chega Sr. Luciano J. Pelo que pude entender este Sr. que é de outro país tem casa aqui e muito provavelmente contribui com o desenvolvimento de Itapoá pagando seu IPTU anualmente, portanto tem todo o direito de reclamar tanto quanto você ou qualquer um de nós aqui. Espero que o Sr. não trabalhe no comércio local, ou em algum setor público da cidade, pois tenho pena do turista que precisar de seus serviços.
Citação
 
 
+6 #17 Raul Cortano 14/09/2011 11:40
Es de mala educación de usted para tratar un costoso visitante Luciano a su ciudad. Me refiero no sólo a mí sino a los habitantes de esta hermosa ciudad. Quebroru mi vehículo y yo no estaba corriendo detrás de mis derechos como lo debe hacer. Pero tienes razón, ni yo ni ningún visitantante debe asistir a su ciudad por el simple hecho de que hay gente como el Sr. turistas que los tratan mal.
Citação
 
 
-12 #18 Antonio Edival 15/09/2011 00:14
Parabens aos vereadores por terem aprovado este projeto lei apresentatdo pelo executivo por unanimidade é Itapoá rumo ao desenvolvimento proporcionando qualidade de vida ao cidadão itapoaense.
Citação
 
 
-12 #19 LUCIANO J 15/09/2011 09:12
Citando Raul Cortano:
Es de mala educación de usted para tratar un costoso visitante Luciano a su ciudad. Me refiero no sólo a mí sino a los habitantes de esta hermosa ciudad. Quebroru mi vehículo y yo no estaba corriendo detrás de mis derechos como lo debe hacer. Pero tienes razón, ni yo ni ningún visitantante debe asistir a su ciudad por el simple hecho de que hay gente como el Sr. turistas que los tratan mal.

Os problemas de infra-estrutura que temos em Itapoá são conhecidos, tem pessoas trabalhando para resolver e não é nescessario você, que vem uma vez por ano aqui apontalos. Falta de educação sua em escrever em lingua estrangeira.
Citação
 
 
+7 #20 Evandro Ramos 15/09/2011 09:34
É isso ai, por falta de consulta popular, por falta de falar com o povo é que o prédio da prefeitura nova foi comprada ninguém foi consultado e na surdina apareceu que os vereadores aprovaram a mudança da prefeitura e pagaram um dinheirão pelo novo prédio e até agora não mudaram pra lá, não param de gastar com reforma, e o povo tá pagando esta conta enorme, mas, tudo porque o interesse de poucos falou mais alto que o interesse da maioria da população. O que está acontecendo?
Citação
 
 
-16 #21 Elvis Aron Pinheiro 15/09/2011 12:24
O projeto é polemico, nunca agradará á todos,todos tem seu ponto de vista, apenas não concordo quando o Sr,Evandro Ramos diz que foi pouco, ou não divulgado o projeto sendo que a imprensa de Itapoá divulgo sim, não entendo o razão para a critica pois as portas da Câmara Municipal estão sempre abertas a todos (acompanhe os trabalhos seu Evandro vindo a Câmara, acessando o site ou assista no conforto de sua casa as reuniões que acontecem nas Segunda feiras com inicio as 19:00h no site; www.camaraitapoa.sc.gov.br , e o seu Raul Cortado, limpa a casa dele uma vês por ano e vem dizer que a cidade e uma vergonha por favor....
Citação
 
 
+6 #22 renato goldschmidt 15/09/2011 12:34
Apenas um recadinho:
Os internautas Luciano J e Elvis Aron Pinheiro perderam a chance de se omitir em seus comentários descabidos discriminativos e desnecessários!
O Diário de Itapoá também deixou passar a chance de filtrar comentários que não acrescentam absolutamente nada de útil para seus leitores a não ser a alimentação de discriminação contra estrangeiros!!!
Citação
 
 
+6 #23 Raul Cortano 15/09/2011 13:56
Mi casa está en proceso de renovación amigo Elvis, porque tengo la intención de trasladarse a esta ciudad en la que preetndo abrir mi empresa. Tampoco he dicho que la ciudad es una lástima, pero ya he mencionado enorme agujero en el que caen cuando vine a esta ciudad. Mientras hablo el idioma extranjero amigo Luciano, dijo que aún no acaba de entender su esrita. Yo no quería ofendender nadie. Descupe mí, creo que tienes razón, me veo de otra ciudad para abrir mi negocio.
Citação
 
 
+5 #24 Raul Cortano 16/09/2011 00:59
Gracias por su apoyo y compreeção Sr. Renato! Estoy muy triste por la forma en que fue tratado por algunos miembros del sitio. Gracias.
Citação
 
 
-11 #25 Elvis Aron Pinheiro 16/09/2011 09:26
Apenas não tive a oportunidade de nascer em Itapoá,porem moro a 25 anos aqui se é uma cidade bem ou não administrada se não tem infraestrutura isso ou aquilo e a cidade que escolho todo dia para viver, senhor Raul peço desculpa como Itapoense se deixei transparecer qualquer tipo de descriminação contra o senhor por ser estrangeiro, jamais tive está intensão, Itapoá sempre esteve,está e estará de portas abertas a todos. Ao senhor Evandro tentei informá-lo que o projeto foi SIM divulgado nos jornais on-lines, capa de matéria de jornal escrito e informado em radio local, a Câmara de Itapoá conta com um processo de transparência, tudo pode ser acompanhado por seu site,as reuniões são transmitidas ao vivo e qualquer duvida pode ser tirada pessoalmente na mesma.Quanto ao senhor Renato e ao que o mesmo escreve, não vou tecer nenhum comentário pois nem sei que é, cada um que tire sua próprias conclusões.
Citação
 
 
-6 #26 LUCIANO J 16/09/2011 09:49
Citando Raul Cortano:
Gracias por su apoyo y compreeção Sr. Renato! Estoy muy triste por la forma en que fue tratado por algunos miembros del sitio. Gracias.

O turista é sempre bem vindo a Itapoá Raul Cortano, mas não aquele que chega aqui reclamando. Como ja lhe falei existe pessoas trabalhando para resolver os problemas de infra-estrutura. Você leu a materia ? então é só você aguardar sem reclamar. triste fico eu que estou aqui a muito mais tempo que você e tenho que aceitar você negativando Itapoá.
Citação
 
 
+2 #27 Raul Cortano 16/09/2011 15:49
Santo Dios amigo Luciano J.; no soy Itapoá a la negativa, pero el agujero que he venido a pasar conmigo traer a mi prejuísos vehículo y, sin embargo nada se hizo para solucianar el problema ya es viejo. Si estisse Itapoá o resultados negativos desmerencendo no sería un gran proyecto de inversión en mi negocio en esta ciudad. Pnso es hora de dejar de discutir esto con usted, porque veo que usted no entiende mi punto de vista. Una cosa más amigo Luciano, tengo 03 casas aquí y aquí paso Itapoá 06 meses y mes 06 en mi país, por lo que no es cierto que sólo vienen una vez al año para limpiar mi cas
Citação
 
 
+1 #28 Aline Mello 16/09/2011 18:23
Citação
 
 
+1 #29 CLAUDIO AUGUSTO 16/09/2011 21:08
Vi as 03 gestões de prefeito aqui em Itapoa, e o que pude observar foi que.
O primeiro pouco fez no inicio, talvez por falta de dinheiro,(vale lembrar que Itapoa era praticamente um brejo. Quem nunca desceu do carro nos dias de chuva la na saida pra dizer pro motorista, pra direita, agora pra esquerda, pra nao cair na valas de agua, ai, o asfalto chegou la .....
O Segundo nada fez e ainda acho que foi pescar.....(visivelmente não se viu nada de novo na sua gestão e olha que foram duas,/simpatico ele até é, mas só simpatia não resolve, se quiserem citar alguma obra que este fez, por favor me lembrem pois não consigo lembrar de nada.
O terceiro, pelo menos fez e ainda esta fazendo, acredito que este ultimo teria condições de ter feito mais ainda, mas me desculpe a sinceridade,to achando ele meio cansado.
O proximo que virá, sinceramente estou pedindo a Deus que nos envie algo realmente NOVO, com competencia técnica, administrativa e quase nada de politica.... pelo visto esta dificil, só mesmo com uma forcinha DIVINA.
Citação
 
 
-2 #30 Juliano Scozin 16/09/2011 23:24
Senhor Claudio Augusto!
Cada um trabalhou conforme a população permitiu e com certeza o Senhor é parte desse processo. Outra coisa que quero deixar registrado é que simpatia e boa educação, fazem toda a diferença, porém, para quem tem humildade e sensibilidade para reconhecer isso, ninguém gosta de ser tratado com descaso e grosserias. Ainda acrescento que o assessoramento de qualquer um dos mencionados é o que precisa ser revisto em caráter de urgência.
Citação
 
 
-2 #31 Juliano Scozin 16/09/2011 23:36
Se o segundo ia pescar, de fato, mas, o que você me diz do terceiro? ainda você acha que ele está meio cansado?
Citação
 
 
+1 #32 geraldo coelho 13/10/2011 12:14
parabens pela conquista, mas quando iniciará as obras?, em 2011 ou na véspera das eleições.
Citação
 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Banner