Secretaria de Estado do Planejamento discute Gerenciamento Costeiro na SDR Joinville Imprimir E-mail
Política
Sáb, 20 de Agosto de 2011 13:21

Na tarde dessa quarta-feira (17), técnicos do Comitê Temático Regional de Gerenciamento Costeiro do Setor 1 (Norte), participaram, na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville, de uma oficina promovida pela Diretoria de Desenvolvimento das Cidades (DCID) da Secretaria de Estado do Planejamento.

A reunião serviu para apresentar aos municípios de Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e Barra Velha as diretrizes para o processo de implementação da fase 2 do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, instituído conforme a Lei nº 13.553/2005, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 5.010/2006. Nesta fase, serão revisados os itens “Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro” e “Plano de Gestão da Zona Costeira” de cada município, bem como será dada continuidade ao “Projeto Orla”.

“É muito importante a participação dos municípios neste processo que envolve o Governo Federal e o Estado, na busca de uma melhor gestão dos recursos ambientais das nossas áreas costeiras”, explica Célia Fernandes, diretora do DCID.

Para o gerente de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Agricultura da SDR Joinville, Ciro Harger, as ações de ordem territorial são necessárias, pois dão respaldo jurídico às cidades para desenvolverem suas atividades. “Um zoneamento específico para uma determinada atividade, vai facilitar, por exemplo, a instalação de empreendimentos”, afirma.

O Gerenciamento Costeiro é uma atividade que tem por objetivo administrar os recursos ambientais da Zona Costeira, de forma integrada e participativa, buscando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida para a sua população.

A DCID da Secretaria de Estado do Planejamento já promoveu oficinas em Itajaí e Joinville. Os próximos encontros acontecem nas cidades de Laguna, Araranguá e Florianópolis.

De Glaene Vargas, Assessora de Comunicação (Ascom) da SDR – Joinville.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar