2ª Reunião Ordinária de 2011 é realizada na Câmara de Vereadores Imprimir E-mail
Política
Qui, 17 de Fevereiro de 2011 12:59

Câmara de Vereadores de Itapoá realiza sua 2ª Reunião Ordinária de 2011.Na noite do dia 15 de fevereiro (segunda-feira), foi realizada a 2ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Itapoá em 2011.



PROJETOS NA PAUTA

Duas redações finais estavam na pauta para serem votadas. A primeira delas, uma Redação Final de Projeto de Resolução do Poder Legislativo, institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Itapoá. Ela estava na pauta para ser deliberada em sua única votação, mas o Vereador Joarez Antonio Santin realizou pedido de vistas, que foi acatado pelo Presidente da Câmara, Vereador Daniel Silvano Weber, adiando a discussão do Projeto em Plenário. Já a Redação Final do Projeto de Lei Antifumo, também de origem do Legislativo, que estava em sua segunda votação, teve uma emenda verbal proposta pelo Vereador Jeferson, ocasionando o retorno do Projeto às Comissões Permanentes da Casa para emissão de novo parecer técnico.


REQUERIMENTOS

O primeiro requerimento a ser votado, foi o de autoria dos vereadores Jeferson Rubens Garcia, Joarez Antonio Santin, Marcelo Antonio Tessaro e Valdecir de Souza, que requer concessão de Medalha de Honra ao Mérito à Dra. Célia Deconti. Segundo a justificativa do requerimento, Dra. Célia é uma renomada ortopedista curitibana e, por indicação de conhecidos, dos próprios pacientes e de seus familiares, realizou cirurgias em mais de 50 moradores de Itapoá, ajudando muitos deles com medicações, emprestando imobilizadores, orientando fisioterapias, quando não, oferecendo até sua casa em Curitiba, para apoio. O Vereador Jeferson justificou o requerimento. “Eu conheci a Dra. Célia há uns oito anos e aprendi a respeitá-la, pois ela é uma pessoa que muito colaborou com o Município”, disse. O Vereador Marcelo também justificou. “Dra. Célia é merecedora dessa Medalha, pois ela respeita o juramento que fez, uma vez que independente de ser pobre ou rico, de se ter dinheiro para pagar ou não, ela sempre recebe muito bem todos os seus pacientes”, concluiu. O requerimento de concessão de Medalha de Honra ao Mérito à Dra. Célia Deconti foi aprovado por unanimidade.

O segundo requerimento a ser votado foi o de autoria dos vereadores Valdecir de Souza e Marcelo Antonio Tessaro, que requer informações sobre a verba destinada às famílias atingidas pelas cheias. O Vereador Valdecir esclarece que a resposta desse requerimento servirá para que os vereadores possam dar satisfação sobre o assunto aos munícipes. “Muita gente vem nos cobrar sobre verbas, sobre recursos, que vieram por causa das enchentes. E a gente não tem certeza se realmente vieram ou, então, se vieram e não foram aplicadas. O Requerimento servirá para esclarecer melhor os munícipes”, justificou. O requerimento de informações sobre a verba destinada às famílias atingidas pelas cheias foi aprovado por unanimidade.

Outro requerimento votado na 2ª Reunião Ordinária de 2011 foi o que requer Título de Cidadão Honorário a Manoel José Mendonça, de autoria da Vereadora Márcia Regina Eggert Soares. “Esse requerimento é uma solicitação do Chefe do Poder Executivo de Itapoá, bem como de algumas outras pessoas que já trabalharam em parceria com o Manoel Mendonça, enquanto Secretário da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Joinville, que sempre foi e continua sendo uma parceira importante de Itapoá. Convido a todos os vereadores para que assinem, junto comigo, esse requerimento”, disse a Vereadora. O Presidente da Casa, Vereador Daniel Silvano Weber, apoiou o requerimento. “Quero dizer à Vereadora Márcia que eu assino o requerimento com muito orgulho, enaltecendo o trabalho do Manoel Mendonça ao nosso Município”, disse o Vereador. O requerimento de concessão de Título de Cidadão Honorário a Manoel José Mendonça foi aprovado por unanimidade.

Por fim, entre os requerimentos, foi votada a proposição da Vereadora Márcia, que requer concessão de Medalha de Honra ao Mérito ao Senhor Osmar Leon Silivi. A Vereadora proponente justificou o requerimento, citando que o Senhor Osmar Silivi é servidor da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina) e está a frente de uma equipe que há bastante tempo se dedica a fazer levantamentos urbanísticos do município de Itapoá. “Se hoje a Prefeitura de Itapoá tem um levantamento de todas as áreas de terras, todas as ruas e todos os lotes, é devido ao trabalho desse Senhor Osmar Leon Silivi, que vem acompanhando e mantendo atualizado o cadastro do município de Itapoá. Solicito aos demais vereadores para que também assinem o Requerimento”, disse a Vereadora. O Vereador Izaque Goes também comentou o trabalho de Silivi. “Ele iniciou ainda lá em 2001 com a estruturação dos logradouros. Nessa época, ele prestou, juntamente com a assessoria dele, uma excelente colaboração para que nós pudéssemos estruturar as nossas plantas e os nossos logradouros. Posteriormente, ele ajudou a organizar a questão do controle patrimonial do Executivo e, recentemente, ele tem trabalhado no levantamento da Gleba, no Samambaial, com o cadastramento das áreas ocupadas naquela região, para fim de regularização”, informou o Vereador Izaque. O Vereador José Maria Caldeira também concordou com o requerimento. “Eu conheci o Sr. Osmar Silivi recentemente, nos trabalhos dele pelo Samambaial e pude perceber que ele é um cidadão muito prestativo, mesmo. Nesses dias em que ele andou pelo Samambaial, andou o dia todo, sem horário para lanche e nem nada. Ele e toda a equipe dele fizeram um brilhante trabalho por lá”, concluiu o Vereador Caldeira. O requerimento de concessão de Medalha de Honra ao Mérito ao Senhor Osmar Leon Silivi foi aprovado por unanimidade.


INDICAÇÕES

A 2° Reunião Ordinária do ano contou ainda com oito indicações. O Vereador Osni Ocker indicou a regulamentação do estacionamento do ônibus na creche Palhacinho Feliz; bem como o melhoramento da iluminação pública na orla da Barra do Saí. O Vereador Izaque Goes indicou a criação da normatização dos serviços de aterro de lotes. O Vereador Marcelo Antonio Tessaro indicou a instalação de uma tubulação entre a rua Alexandrini e a rua Madalena Hau, nas proximidades da Escola Ayrton Senna; bem como a fiscalização da dispensa de entulhos por parte de algumas empresas que fazem aterro. A Vereadora Márcia Regina Eggert Soares indicou para que o Governo do Estado providencie uma ambulância em substituição à do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) destinada a Itapoá e que está parada para conserto. Os Vereadores Osni Ocker e Daniel Silvano Weber, em conjunto, indicaram a manutenção de trecho da rua Vanilda Pereira Gomes, em Itapema do Norte. O Vereador José Maria Caldeira indicou a instalação de luminária pública na Travessa Francisco Faligurski; bem como na rua Esperança, no Samambaial.

Mais informações poderão ser obtidas assim que for publicada a Ata da 2ª Reunião Ordinária, o que deve ocorrer tão logo a referida Ata seja aprovada pelos Vereadores.


Confira a gravação completa:



Matéria da Câmara de Vereadores de Itapoá.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar