Câmara apresenta resumo de suas atividades no biênio 2009/2010 Imprimir E-mail
Política
Sáb, 25 de Dezembro de 2010 22:09

Projeto da futura sede da CâmaraEm 2009, foi iniciada a atual gestão da Câmara de Vereadores de Itapoá. Já no 1º dia da nova gestão (1º de janeiro de 2009), foi eleita a Mesa Diretora do biênio 2009/2010. Responderam pela Mesa Diretora, nesses dois anos, o Vereador Joarez Antonio Santin (Presidente), o Vereador Daniel Silvano Weber (Vice-Presidente), o Vereador Marcelo Antonio Tessaro (1º Secretário) e o Vereador Osni Ocker (2º Secretário).

Dentre as muitas conquistas realizadas no biênio 2009/2010 da Câmara de Vereadores de Itapoá, destacaram-se:

Unificação do setor administrativo
Foi alterada a estrutura física da área administrativa, nos trilhos de uma tendência mundial e na busca de maximização da comunicação entre os funcionários. Todos trabalham juntos em uma sala ampla e sem divisão de departamentos, o que provoca a interação com outras áreas e os deixa por dentro de tudo o que ocorre na Câmara.

Organização do Arquivo Físico da Casa
Além da organização de todos os arquivos, houve a criação de um sistema de protocolos mais eficiente. Tais ações deixaram mais prática a consulta ao acervo, diminuindo o tempo de espera para a localização de documentos físicos, principalmente os mais antigos.

Implantação de crachás e uniformes para os servidores da Casa
Como forma de garantir a identificação dos funcionários da Câmara Municipal em serviço e melhorar o padrão estético de atendimento ao público, a Mesa Diretora da Casa instituiu o uso de crachá de identificação e uniforme pelos funcionários da Câmara. As funcionárias passaram a trajar, em seus expedientes, calça social na cor preta, blazer na cor preta, camisa ou caxarrel na cor branca e sapato, bota ou sandália social. Os funcionários (sexo masculino) passaram a vestir calça social na cor preta, blazer na cor preta, camisa na cor branca e sapato social. Já a servidora lotada no cargo de auxiliar de serviços gerais passou a trajar calça na cor preta e túnica com botões, também, na cor preta.

Maior agilidade no processo legislativo
Preocupados com a agilidade na tramitação dos projetos de lei, as comissões permanentes da Casa, não pouparam esforços e mantiveram, durante todo o biênio 2009-2010, pautas enxutas e tramitações rápidas. Essas competentes comissões foram compostas pelos vereadores Izaque Goes, Jeferson Rubens Garcia, José Maria Caldeira, Márcia Regina Eggert Soares, Osni Ocker e Valdecir de Souza.

Implantação de computador servidor
A organização dos arquivos e documentos produzidos pela Câmara de Itapoá e, também, os documentos recebidos do Poder Executivo, ficam disponíveis na rede interna e são guardados em formato digital. Todos os documentos que tramitam na Câmara Municipal ficam agrupados em um único computador servidor, em formato digital, e esse computador oferece consulta para todos os vereadores e funcionários em modo leitura. Esses arquivos digitais são devidamente padronizados para garantir níveis satisfatórios de produção e, principalmente, segurança. Dessa forma, os vereadores podem consultar facilmente todos os documentos da Casa, dando produtividade nos trabalhos legislativos e diminuindo a quantidade de cópias impressas. Com esse recurso, os vereadores podem acessar qualquer documento, inclusive Projetos de Lei do Executivo, sem a necessidade de imprimir tais documentos e, dessa forma, gerando substancial economia de papel e toner de impressora.

Aquisição de notebooks
Nove notebooks deram uma maior eficiência ao trabalho dos vereadores, que tiveram à sua disposição um maior acesso às informações do Poder Legislativo, visto que toda a tramitação do processo legislativo ficaram disponíveis, em formato digital, na intranet (rede interna).

Adoção de Software Livre BrOffice.org e Sistema Operacional Linux Ubuntu
Um grande avanço na Câmara de Itapoá fica por conta da adoção do sistema operacional livre. A política de adoção de sistemas livres está em sintonia com a mais moderna cultura organizacional da administração pública. Além da economia com o não pagamento das licenças Microsoft, o sistema operacional Linux Ubuntu oferece grande desempenho e atende perfeitamente às necessidades dos funcionários e de todos os vereadores. A Câmara de Itapoá, respeitando a sua proporcionalidade, pode ser considerada como referência nacional na adotação do sistema operacional Linux. A diferença fica por conta de que, além da adoção do sistema pelo setor administrativo, houve amplo apoio, bem como a utilização por parte de todos os vereadores.  O dinheiro pago na compra de uma licença proprietária (Microsoft) vai para os EUA e não oportuniza o desenvolvimento tecnológico regional. Sabiamente, todos os vereadores tomaram frente nessa causa, após os devidos esclarecimentos, passando a utilizar e difundir o sistema livre.

Reativação do site oficial da Casa Legislativa
No site da Câmara de Vereadores de Itapoá (www.camaraitapoa.sc.gov.br) é possível consultar todas as Atas oficiais das Reuniões Ordinárias, Extraordinárias e das Reuniões das Comissões Permanentes. As Atas ficam disponíveis logo após serem aprovadas pelos vereadores. Os munícipes podem conferir, no site, a Pauta das Reuniões Ordinárias. Além disso, há a disponibilização de matérias acerca dos principais acontecimentos da Casa Legislativa. Outro importante recurso do site é a possibilidade de se consultar todas as Leis Ordinárias e Complementares de Itapoá, Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara devidamente atualizado. Também é possível consultar a Agenda da Câmara e ficar informado de todos os eventos realizados nas dependências da Casa. Por último, o site oferece a possibilidade de os munícipes entrarem em contato, enviando uma mensagem para qualquer vereador ou funcionário, que prontamente será encaminhado e atendido o mais rápido possível.

Criação de e-mails oficiais

Aliado à reativação do site, foram criados e-mails oficiais para todos os vereadores e servidores da Casa. Tal recurso possibilitou uma autenticidade mais segura da procedência dos dados enviados pelo Poder Legislativo via e-mail.

Transmissão das reuniões, na Câmara, ao vivo pela internet
Uma outra conquista da Mesa Diretora da Câmara, através do Setor de Informática, foi a transmissão áudio visual das principais reuniões ocorridas nas dependências da Casa. O sistema propicia que o eleitor possa conferir, na íntegra, como seu vereador vota em cada um dos projetos apresentados, suas proposituras e a postura que assume em plenário, práticas que antes não eram facilmente acompanhadas.

Digitalização de documentos
Foi implantada uma ampla conscientização ecológica e econômica, com a digitalização de documentos, que geraram menos impressões, diminuindo radicalmente a utilização e o descarte de papel.

Implantação de Assessoria de Imprensa atuante

Passou-se a publicar, constantemente, matérias no site oficial da Câmara, a se divulgar todos os atos legislativos também no site, e a serem enviados releases à imprensa local e regional, propiciando uma maior proximidade da Casa de Leis com a comunidade.

Padronização de documentos oficiais

Foi criado um novo timbre para os impressos institucionais, propiciando uma maior identificação de todos os documentos emitidos pela Câmara. Além disso, todos os documentos foram padronizados, em conformidade com o Manual da Presidência da República, que visa atualizar, uniformizar e simplificar as normas de redação de atos e comunicações oficiais em todo o território nacional.

Investimento em capacitação dos servidores
Os servidores da Câmara realizaram vários cursos baseados em suas funções dentro do Poder Legislativo. Tais cursos permitiram um aprofundamento de conhecimento por parte desses servidores.

Criação do Portal transparência
Foi disponibilizado um computador para os munícipes, bem como publicado demonstrativos contábeis da Câmara no site da instituição. Tais atos, deram ampla transparência aos trabalhos realizados pelo Poder Legislativo itapoaense.

Edição, publicação e distribuição de livros da Lei Orgânica Municipal
Depois do trabalho realizado pela Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica Municipal, a Lei Orgânica Municipal foi promulgada pelo Presidente da Câmara, Vereador Joarez Antonio Santin,  e publicada em livro, do qual foram impressos 200 unidades. Tal livro foi distribuído às principais entidades municipais.

Esforços e economia para a construção de nova sede do Poder Legislativo Municipal

Foi adquirido (por doação) um terreno para a construção da sede própria da Câmara de Vereadores de Itapoá. Em seguida, passou-se a economizar recursos para a aplicação dos  mesmos no processo de construção da referida sede, fechando o biênio 2009-2010 com um montante de mais de R$ 222,5 mil economizados para esse fim. Em meados deste ano (2010), foi realizada licitação para a contratação de empresa de construção civil, com serviço de mão de obra especializada e fornecimento de materiais de construção para a construção da sede própria da Câmara. Depois de um longo processo burocrático, em dezembro, a justiça autorizou o desmembramento do terreno doado e agora, com o desmembramento do terreno e a obra licitada, em breve a nova sede deve começar a ser construída.


O Presidente da Câmara, Vereador Joarez Antonio Santin, agradece a cada um dos vereadores que compõem esta gestão da Câmara, aos servidores da Casa de Leis e, em especial, a todos os itapoaenses, sem os quais as conquistas realizadas não seriam possíveis.




 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar