Câmara Municipal disponibiliza computador para consulta dos cidadãos aos trabalhos do Legislativo de Itapoá Imprimir E-mail
Política
Seg, 28 de Junho de 2010 23:45

A partir desta segunda-feira (28 de junho), o cidadão itapoaense passa a contar com uma importante ferramenta de consulta aos trabalhos da Câmara de Vereadores. Trata-se da “Estação Transparência”.


A ideia consiste na disponibilização de um computador ao cidadão que queira consultar leis, documentos referentes ao processo legislativo, às tramitações de projetos, bem como para quem queira consultar as gravações de áudio e vídeo realizadas nas Sessões Ordinárias, Audiências Públicas e demais reuniões da Câmara de Itapoá.

Para ter acesso a esse serviço, basta que o cidadão compareça na Câmara dentro do horário de expediente, que é das 07h45min às 13h45min, de segunda a sexta-feira, e se identifique junto à recepção.

O objetivo dessa iniciativa, é de disponibilizar acesso gratuito à Internet para consultas da Legislação Nacional, além de oferecer a disponibilização de todo o processo legislativo e gravações. Essa é mais uma conquista da Mesa Diretora, e de todos os vereadores de Itapoá da atual gestão, a fim de dar maior publicidade aos trabalhos Legislativos.

Com a Estação Transparência, qualquer cidadão itapoaense, poderá comparecer na Câmara de Itapoá, e de forma totalmente gratuita ficar informado sobre os trabalhos dos vereadores de Itapoá.

A operacionalização e manutenção da Estação Transparência se dará através do setor de informática, que realizará o acompanhamento e auxílio da utilização desse recurso.



Recursos oferecidos para consulta ao munícipe:


Site da Câmara de Itapoá – Transparência administrativa e legislativa


No site da Câmara de Itapoá (www.camaraitapoa.sc.gov.br) é possível consultar todas as Atas oficiais das Sessões Ordinárias, Extraordinárias e das Reuniões das Comissões Permanentes. As Atas ficam disponíveis logo após serem aprovadas pelos vereadores. Além disso, os munícipes podem conferir no site, a Pauta das Sessões Ordinárias realizadas todas as Segundas-Feiras a partir das 19h.

Outro importante recurso do site é a possibilidade de consulta de todas as Leis Ordinárias e Complementares de Itapoá, Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara de Itapoá devidamente atualizado. Também é possível consultar a Agenda da Câmara e ficar informado de todos os eventos realizados nas dependências da Casa. E por último, o site oferece a possibilidade dos munícipes entrarem em contato enviando uma mensagem para qualquer vereador ou funcionário, que prontamente será encaminhado e atendido o mais rápido possível.


Servidor de Arquivo do Processo Legislativo - Todos os documentos digitalizados

A organização dos arquivos e documentos produzidos pela Câmara de Itapoá, e também os documentos recebidos do Poder Executivo, ficam disponíveis na rede interna, e são guardados em formato digital. A idéia é basicamente a seguinte: Todos os documentos que tramitam na Câmara Municipal ficam agrupados num único computador-servidor, em formato digital, e esse computador oferece consulta para todos os vereadores e funcionários em modo leitura. Esses arquivos digitais são devidamente padronizados para garantir níveis satisfatórios de produção e principalmente segurança. Dessa forma os vereadores podem consultar facilmente todos os documentos da Casa, dando produtividade nos trabalhos legislativos, e diminuindo a quantidade de cópias impressas.

Com esse recurso, os vereadores podem acessar qualquer documento, inclusive Projetos de Lei do Executivo, sem a necessidade de imprimir os documentos, e dessa forma gerando substancial economia de papel e toner de impressora. Em breve, essa possibilidade de consulta também estará disponível no site da Câmara. A ideia é que todos os documentos produzido na Câmara ou de interesse do Poder Legislativo, fiquem à disposição no site da Câmara, e possam ser facilmente acessado por qualquer munícipe, salvo os documentos pessoais impedidos de divulgação por Lei.


Servidor de Gravação do Plenário – Arquivos de Áudio e Vídeo

O servidor de gravação é utilizado para guardar as gravações de qualquer Reunião, Sessão, ou outra atividade oficial realizada no Plenário da Câmara de Itapoá. Após o término das gravações, é gerado um arquivo de áudio e vídeo, que fica guardado em um robusto servidor. Dessa forma, o munícipe que quiser uma cópia da gravação de qualquer reunião oficial realizada no plenário da Câmara, após formalizar seu pedido junto à recepção da Câmara e mediante aprovação do Presidente, pode obter os arquivos.

A importância do servidor está na proteção dos arquivos para eventuais falhas de sistemas e perdas de dados. Com procedimentos técnicos adequados, esses arquivos ficam 100% protegidos. Além disso, esse procedimento garante a possibilidade de funcionários e vereadores acessarem as gravações em qualquer computador da Casa, seja para realizar trabalhos administrativos, ou para material político.


Adoção de Software Livre BrOffice.org e Sistema Operacional Linux Ubuntu

O grande avanço na Câmara de Itapoá fica por conta da adoção do sistema operacional livre. A política de adoção de sistemas livres está em sintonia com a mais moderna cultura organizacional da administração pública. Além da economia com o não pagamento das licenças Microsoft, o sistema operacional Linux Ubuntu oferece grande desempenho e atende perfeitamente as necessidades dos funcionários e de todos os vereadores.

A Câmara de Itapoá, respeitando a sua proporcionalidade, pode ser considerada como referência nacional na adotação do sistema operacional Linux. A diferença fica por conta da adoção além do setor administrativo, do apoio e utilização também por todos os vereadores.

Como já mencionado, além dos funcionários, todos os vereadores utilizam o sistema operacional Linux Ubuntu. Isso demonstra o apreço dos vereadores de Itapoá pelo princípio da economicidade, e por entenderem se tratar de uma importante política de desenvolvimento de tecnologia regional.

O dinheiro pago na compra de uma licença proprietária (Microsoft) vai para os EUA, e não oportuniza o desenvolvimento tecnológico regional. Sabiamente, todos os vereadores tomaram frente nessa causa, após os devidos esclarecimentos, e estão usando e difundindo o sistema livre.


Fonte: Câmara de Vereadores de Itapoá

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar