Alto índice de homicídios em Itapoá assusta Imprimir E-mail
Policial
Qui, 01 de Abril de 2010 07:15

Para um município que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui algo em torno dos 11.500 habitantes, Itapoá possui um índice muito elevado de homicídios.


Em 2009, o Diário de Itapoá noticiou quatro assassinatos e duas outras suspeitas de homicídios no Município.

Há quase um ano, no dia 11 de abril de 2009, o curitibano Rogério Zwierzikowski, de 28 anos, foi morto a tiros no Balneário Brasília. Exatamente duas semanas depois, no dia 25 de abril, um novo assassinato com características bem semelhantes. Aproximadamente três meses depois, no dia 18 de julho, o corpo de um homem foi encontrado no bairro Pontal da Figueira, sob suspeita de um novo homicídio a tiros. Dois meses se passaram e, no dia 28 de setembro de 2009, um mistério chocou o Município. Já no final do ano, véspera de Natal, a Polícia do Município registrou um duplo homicídio no Samambaial.

Mal começou o ano de 2010 e Itapoá já registrou três assassinatos. Em um domingo, dia 07 de março, a Polícia atendeu a um chamado no São José I. Lá, encontrou o corpo de Messias Dias de Oliveira, 56 anos, também vítima de homicídio. No final da tarde do mesmo dia, outro corpo foi encontrado, dessa vez no bairro Saí Mirim, o corpo estava em avançado estado de decomposição e havia suspeitas de que o homem tivesse sido agredido.

Recentemente, o Instituto Sangari divulgou o “Mapa da Violência 2010: Anatomia dos Homicídios no Brasil”. Trata-se de um estudo aprofundado que trata dos índices de homicídios no País. O estudo apresenta dados apurados até o ano de 2007. Santa Catarina figura como o estado com o menor índice de homicídios, apresentando 10,4 homicídios para cada 100 mil habitantes. Para efeito de comparação, em segundo ficou o estado do Piauí, com 13,2 homicídios para cada 100 mil habitantes, seguido de São Paulo, com 15 homicídios para cada 100 mil.

Considerando que Itapoá possui, segundo último levantamento do IBGE, cerca de 11.500 habitantes e que, em 2009, possivelmente ocorreram 6 homicídios, pode-se dizer que o Município contabiliza 52,17 homicídios para cada 100 mil habitantes. Para efeito de comparação, o estudo do Instituto Sangari cita que Curitiba, no Paraná, é a nona capital mais violenta do país, contabilizando 45,5 homicídios para cada 100 mil habitantes. Ou seja, infelizmente o índice de homicídio em Itapoá está muito superior aos 10,4 (em 100 mil habitantes) registrado no estado de Santa Catarina e, ainda, acima dos 45,5 registrados na capital paranaense.



Clique aqui e confira o "Mapa da Violência 2010: Anatomia dos Homicídios no Brasil" citado na matéria.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar