Grande comitiva política pressiona por melhorias na segurança pública de Itapoá Imprimir E-mail
Policial
Qui, 25 de Abril de 2013 11:31

Comitiva de ItapoáNa tarde dessa quarta-feira (24), na cidade de Florianópolis, foi realizada uma reunião da comitiva pela segurança pública de Itapoá com o Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Augusto Grubba. De acordo com os próprios participantes da comitiva, trata-se de uma mobilização política suprapartidária, que tem como objetivo viabilizar mais efetivo policial, viaturas e investimento em infraestrutura para as polícias Civil e Militar de Itapoá.


Em mais uma etapa da mobilização iniciada formalmente na noite do dia 18 de abril, a partir de uma reunião realizada na sede da Câmara Municipal de Itapoá, conforme link, a comitiva de Itapoá se encontrou com o secretário de Segurança Pública para tratar dos graves problemas de segurança pública vivenciados pelos moradores de Itapoá.


Na reunião do dia 18 de abril, ficou acordada a formação de uma comitiva pela segurança pública de Itapoá, com a participação da Rádio Comunitária Itapoá FM, Câmara Municipal de Itapoá, Conselho de Segurança Pública de Itapoá (CONSEG), representantes das associações de moradores de Itapoá, representantes das entidades Porto Itapoá, CDL, ACITA, Maçonaria, APREMAI, Papelaria Central, SICREDI, Rotary Clube Itapoá, Associação de Catadores e Carroceiros de Itapoá, Igreja Evangélica Salvação, Lar dos Idosos, Comunidade Assembleia de Deus, entre outras, e, principalmente da população e de vítimas de violências na cidade de Itapoá.


Na terça-feira (23), o deputado estadual Nilson Gonçalves (PSDB) viabilizou uma reunião da comitiva de Itapoá com o Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina César Augusto Grubba. A reunião foi agendada para a manhã do dia 24 de abril, nas dependências da própria Secretaria de Segurança Pública, conforme link.

Nessa quarta-feira (24), um ônibus com membros da comitiva pela segurança pública partiu às 06h de Itapoá com destino a Florianópolis, para participarem da reunião com o secretário de Segurança Pública. Participaram do evento todos os vereadores de Itapoá, os deputados estaduais Carlos Chiodine (PMDB) e Nilson Gonçalves (PSDB), a Presidente do CONSEG de Itapoá Dayana Karina Correia da Silva, jornalistas de Itapoá, entre outros cidadãos representantes de classes e moradores vítimas da violência urbana no Município.


Por meio do Ofício nº 116 do Poder Executivo de Itapoá, o Prefeito Sérgio Aguiar também formalizou ao Secretário de Segurança Pública um estudo sobre dados comparativos do atual quadro de segurança pública de Itapoá com outras cidades do Estado, e com o pedido formal pelo reforço policial, por mais viaturas e investimento do Estado.


Em um ato de cidadania e brilhantismo, a sociedade itapoaense se mobilizou e apresentou as reivindicações levantadas na reunião do dia 18 de abril, com a apresentação oral das dificuldades e o encaminhamento de um Ofício do CONSEG ao Secretário de Segurança Pública de todos os graves problemas que os moradores de Itapoá estão enfrentada pela falta de segurança pública e com uma fundamentação estatística que compara o efetivo policial de Itapoá com outras cidades do Estado. A comitiva destacou que os atuais policiais realizam um brilhante trabalho, e que são merecedores de crédito pelos cidadãos de Itapoá, porém a cidade cresceu e precisa de reforço em seu contingente. Ainda no Ofício, foi solicitado mais efetivo policial para Itapoá, mais viaturas e maior investimento em infraestrutura. Na apresentação oral, foi dado destaque para o atual momento de forte desenvolvimento de Itapoá, motivado principalmente pela instalação do terminal portuário na cidade, e como consequência da necessidade de políticas públicas do Estado para garantir níveis satisfatórios de segurança pública. A vereadora Márcia também fez um apelo pela reativação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que é mantido pela Polícia Militar e que parou de funcionar em Itapoá. Segundo a vereadora, o PROERD era desenvolvido no Nereu Ramos e demais escolas da rede, e trazia excelentes resultados para a prevenção da marginalização de jovens menores de Itapoá.


Como resposta ao pedido da Comitiva, o Secretário César garantiu que dará atenção para as solicitações de Itapoá, e buscará atender a todos os pedidos da melhor forma possível. Sobre o efetivo policial, destacou que há um concurso público em andamento, e que no momento da distribuição dos policiais, o Governo dará atenção para as necessidades especiais de Itapoá, e que levará em consideração a grande quantidade de domicílios e a extensão do sistema viário, além dos aspectos inerentes ao forte desenvolvimento econômico. Também garantiu que há um processo licitatório em andamento para a aquisição de novas viaturas policiais e que no momento de distribuição dos novos veículos, atenderá a cidade de Itapoá. Sobre o PROERD, o secretário garantiu que retomará imediatamente o programa em Itapoá. Por fim, o Secretário agradeceu a presença de todos e se comprometeu em ajudar neste delicado momento em que passa a cidade de Itapoá.


Por fim, conforme os próprios membros da comitiva, o resultado do movimento foi considerado positivo. O movimento espera o atendimento das reivindicações com a maior brevidade possível, e relatou a satisfação pelo compromisso do Secretário de Segurança Pública César Augusto Grubba em ajudar o município de Itapoá.


Do Diário de Itapoá. Fotos: Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Nilson Gonçalves.



Comentários do Facebook:

{fcomment}

Última atualização em Qui, 25 de Abril de 2013 13:44
 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar