Polícia Militar de Itapoá, juntamente com PPT do 8º Batalhão de Joinville e a Justiça de Itapoá, realizam instrução em abordagem de veículos e ambiente confinado Imprimir E-mail
Policial
Seg, 03 de Agosto de 2009 19:04

A Polícia Militar de Itapoá realizou na última sexta-feira, dia 1º de agosto, instrução de abordagem de veículos e combate em ambiente confinado. O objetivo da instrução é preparar os policiais para enfrentarem adversidades tanto em procedimentos cotidianos quanto em situações de extremo risco.

O curso foi realizado no colégio Viscaya. Esteve presente o 3º Pelotão da Polícia Militar de Itapoá, representado pelo seu comandante 2º Tenente Mário Elias, juntamente com seus 13 comandados, 3º Sargento César, Soldado Souza, Soldado Veiga, 3º Sargento Ribas, Cabo Celmiro, Soldado Nahoer, Soldado Waldir, Soldado Partika, Soldado Darcy, Soldado Cleverson, Soldado Bittencourt, Soldado Henckmaier, Soldado Fiamoncini. Além dos nobres policiais de Itapoá, estiveram presentes na instrução o Pelotão de Patrulhamento Tático – PPT do 8º Batalhão de Joinville, representado pelo Sargento Pereira, Soldado Uiker, Soldado Tarcini e Soldado Ervin.

A instrução contou ainda com a participação do Poder Judiciário de Itapoá, representado pela Excelentíssima Dra. Juíza de Direito Monike Silva Póvoas, Promotor de Justiça Márcio Cota, Oficial de Justiça Rafael Battisti Bolduan e o Assistente do Promotor José Luiz Arbigaus.

O treinamento simula situações de riscos que os policiais podem enfrentar na abordagem de veículos e no combate em ambientes confinados, com a utilização de equipamentos de paintball.

Dicas elaboradas pela Polícia Militar de Santa Catarina que servem de orientação ao cidadão no momento de qualquer abordagem policial ao seu veículo.

Confira:
1. Ao se aproximar de um bloqueio policial, diminua a velocidade e mantenha a tranqüilidade.
2. Atenda prontamente aos sinais e orientações do policial.
3. Sempre respeite o bloqueio policial, pois a ação policial é a sua segurança e a fuga do bloqueio pode ser mal interpretada e gerar graves conseqüências.
4. Ao parar o veículo, permaneça sentado e aguarde orientações. Se for à noite, acenda as luzes internas do veículo. Só saia do veículo mediante instruções do policial, mantendo as mãos sempre visíveis e sem quaisquer objetos.
5. Não se preocupe com documentos, pois serão solicitados oportunamente. Quando houver duas ou mais pessoas no interior do veículo, elas devem aguardar orientações para sair, mantendo as mãos sempre visíveis.
6. Na abordagem, não se precipite em tirar do bolso à carteira de identidade. Aguarde orientação do policial. Caso esteja portando arma legalmente ou não, comunique ao policial na primeira oportunidade.
7. Não admita abusos ou maus tratos. Denuncie-os à Corregedoria da Polícia.

Veja as fotos da instrução:

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar