Solenidade em Canoinhas homenageia sargento da PM por salvamento realizado em Itapoá Imprimir E-mail
Policial
Sex, 09 de Dezembro de 2011 09:44

Sargento Ribas recebe homenagem por salvamento realizado em Itapoá.No último dia 30 de novembro, uma solenidade militar marcou os 51 anos de criação do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Canoinhas. O evento foi prestigiado pelo comandante da 2ª Região de Policia Militar (RPM), coronel PM Paulo Cesar Rodrigues, entre outras autoridades, convidados e policiais militares.

Houve a promoção de policiais militares e a concessão do brasão de Mérito Pessoal, o qual é outorgado aos militares estaduais que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à instituição e à comunidade.

O comandante do 3º BPM, tenente-coronel Mario Renato Erzinger, agraciou com a comenda “Amigos do 3º Batalhão de Policia Militar” a diretora geral do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina (IFSC) de Canoinhas, Maria Bertilia Oss Giacomelli, o gerente de Relações com a Comunidade da Empresa Rigesa – Três Barras/SC, Antônio Fukuyoshi Tsunoda, o empresário Renato Jardel Gurtinski, e o diretor fundador da Associação dos Doadores de Sangue de Canoinhas, Orestes Golanowiski (que segundo o Guinness Book, o livro dos recordes, é o maior doador de sangue do mundo). Estas pessoas e instituições contribuíram com o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar na área de circunscrição do batalhão.

O momento de maior emoção ocorreu durante a promoção por ato de bravura onde o 2º sargento PM Antonio Marcos Iarrocheski Ribas, que recebeu as divisas de 1º sargento, por ter, no dia 15 de janeiro do corrente, realizado o salvamento de um menino de 12 anos e de seu pai que se encontravam em afogamento no mar, na praia de Itapoá.

O sargento Ribas estava de folga, com sua família na praia, e ao perceber pai e filho gritando por socorro não hesitou e atirou-se no mar para salvá-los, colocando em risco a própria vida. A leitura do ato comoveu os presentes na solenidade. Com esta ação, o sargento Ribas entra para a galeria de “Heróis” da Polícia Militar de Santa Catarina.

Foi realizada uma homenagem de agradecimento e reconhecimento aos policiais militares subtenente PM Luiz Engel, 3º sargento PM João  Valfride Lins, cabos PM Ari Domingos Pilotto e Sérgio Luiz Steklain, que completaram o tempo de serviço ativo na Policia Militar, passando a fazer parte da Reserva Remunerada, bem como ao capitão PM Marcelo Pereira, que desempenhou a função de comandante da 2º Companhia do 3º BPM, sendo transferido para a Guarnição Especial do Município de Mafra.

Procedeu-se a entrega simbólica, das chaves das novas viaturas, de materiais e equipamentos adquiridos pelo Fundo de Reequipamento da Policia Militar (Fumpom), Convênio de Trânsito e doação de um veículo pela direção da indústria Rigesa Celulose Papel e Embalagens Ltda. O presidente da câmara municipal de vereadores de Canoinhas, Gilberto dos Passos, assinou um termo de repasse de 100 mil reais ao executivo municipal para aquisição de uma viatura para o policiamento tático.

Ao final, o comandante do 3º BPM, tenente-coronel PM Mario Renato Erzinger, enalteceu o trabalho de todos os policiais militares que contribuíram para a segurança do planalto norte nestes 51 anos, destacando o papel da comunidade na construção de uma cidade segura.



Matéria e publicação do soldado Anderson Pilaty/Aux P-5/3º BPM, com adaptações do Diário de Itapoá. Fotos: cabo Reginaldo Scheuer.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar