Conheça o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Itapoá Imprimir E-mail
Policial
Sex, 03 de Julho de 2009 10:09

A Constituição Federal Brasileira, datada de 1988, prevê que segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Levando em consideração essa responsabilidade de todos, os governos estaduais criaram os conselhos municipais. Em Itapoá, o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) foi criado em 2005, passou por algumas dificuldades e reestruturou-se em 2007. Atualmente, o CONSEG de Itapoá está legalizado perante o Conselho Estadual e reuni-se toda última quinta-feira do mês, nas dependências da Escola Municipal Ayrton Senna.

“O principal objetivo do CONSEG é unir população, polícia civil e polícia militar no sentido de dar suporte à segurança pública do Município”, esclarece o Presidente do Conselho, Osmar Henrique Müller. Além do Presidente, o Conselho conta com dois membros natos, que são eles: José Carlos Partica, representando a Polícia Militar e Antonio Luis Rocha, como representante da Polícia Civil.

Podem participar membros efetivos e representantes dos poderes públicos e das entidades. Para a escolha da diretoria é feita eleição a cada dois anos. Os membros natos são indicados pelas suas respectivas instituições (polícias Civil e Militar). É obrigatória a presença dos dois membros natos para haver reunião, uma vez que a segurança pública é dever do Estado.

“Os conselhos de segurança são entidades de apoio às polícias estaduais nas relações com a comunidade, para soluções integradas dos problemas de segurança pública, com base na filosofia das polícias”, disse Antonio Luis Rocha, membro nato, representante da Polícia Civil.

Poucos sabem, mas o CONSEG de Itapoá teve um papel fundamental na instalação do Pelotão de Polícia Militar em nosso Município.

Os participantes das reuniões precisam ter idoneidade comprovada e ficha de antecedentes criminais limpa. Os participantes são convidados pela Diretoria ou, então, se houver interesse, devem fazer um pedido formal remetido ao Presidente.

Mais informações podem ser obtidas na sede da Müller Segurança com Osmar Henrique Müller, Presidente do CONSEG, ou com algum dos membros natos: José Carlos Partica, no Pelotão da Polícia Militar e Antonio Luis Rocha, na Delegacia da Polícia Civil.

Nas imagens abaixo, o Presidente do Conselho, Osmar Henrique Müller e o membro nato Antonio Luis Rocha (da Polícia Civil). O Diário de Itapoá tentou contato com o membro nato da Polícia Militar, José Carlos Partica, mas ele não foi encontrado.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar