Confira o reforço da PM nesta Operação Veraneio, bem como alguns cuidados que devem ser tomados Imprimir E-mail
Policial
Sáb, 18 de Dezembro de 2010 15:00

A Polícia Militar de Itapoá desde essa quarta-feira (15) já está trabalhando com um efetivo bastante ampliado de policiais. Isso se dá, porque já iniciou em todo o estado catarinense, a Operação Veraneio. Trata-se de uma operação desencadeada anualmente pela Polícia Militar de Santa Catarina, e que consiste no envio de policiais militares para os municípios balneários, como é o caso de Itapoá, para reforçarem o policiamento durante a temporada de verão. O objetivo é garantir ao morador do litoral e ao cidadão que se desloca às praias catarinenses, que seus períodos de estada sejam desfrutados com segurança e tranquilidade.

Em Itapoá, segundo o Comandante da PM local, Tenente Mário Elias, o reforço deverá ser o seguinte:
- dois motociclistas (policiais e motocicletas);
- três cavalarianos (policiais e cavalos);
- média de 30 policiais a mais atuando durante todo o verão, incluindo três oficiais por turma;
- 04 policiais do PPT (Pelotão de Patrulhamento Tático/ Grupo de Choque) para o período que compreende o Natal e o Reveillon.

Com esse efetivo extra, pretende-se garantir o sossego da população que, segundo estimativa extraoficial, deve sair dos 14.773 habitantes fixos e passar das 200 mil pessoas. Para o Tenente Mário Elias, o número de policiais militares que Itapoá terá a sua disposição neste verão agrada. “É um reforço bastante considerável e que deve atender à demanda”, diz ele.

Segundo o Comandante, em termos de segurança pública, Itapoá é uma cidade tranquila, se comparada com outras cidades balneárias. Mesmo assim, alguns cuidados são recomendados nesta época de maior movimento. Para difundir esses cuidados e tornar a temporada de verão itapoaense a mais tranquila possível, um panfleto elaborado pela própria PM local estará sendo distribuído na cidade, divulgando várias informações importantes para que se tenha um verão tranquilo. Tal panfleto traz informações gerais de Itapoá, da Operação Veraneio, dos cuidados que devem ser tomados, do respeito no trânsito, dicas para o verão e telefones úteis.


VOCÊ SABIA?

Os crimes ou contravenções mais constantes durante a temporada de verão em Itapoá são o furto a residência e a perturbação do trabalho ou do sossego alheios.


Como evitar?


Furto a residência:
evite que seus pertences sejam furtados, fechando a residência quando ninguém for ficar nela, mesmo que seja uma saída rápida até a praia, pois são essas rápidas oportunidades que os infratores buscam. Evite também tais crimes comunicando a Polícia Militar acerca de pessoas que estejam nas seguintes situações:
- oferecendo ou, simplesmente, andando na rua com eletrodomésticos, aparelhos de televisão, som automotivo, ferramentas como furadeira, roçador de grama, dentre outras, ou mesmo, quando for possível constatar, estiver portando vários aparelhos celulares, jóias, etc;
- adentrando no terreno de sua residência, ou mesmo do portão, peça algo simples como água ou algumas informação, pois pode estar apenas conferindo se existe alguém em casa, o que é uma atitude muito verificada na prática de furto a residência.
Importante citar que em tais casos, a Polícia Militar vai abordar o indivíduo que estiver nas situações descritas acima, de maneira respeitosa, pois pode muito bem ser um cidadão honesto, porém irá verificar sua situação e procedência dos materiais que, eventualmente, estiver portando.
Obs.: se possível, avise seus vizinhos quando todos em sua casa forem sair; e quando você verificar um sujeito entrando na casa de seu vizinho, não presuma, simplesmente, que deve ser um conhecido, mas informe a Polícia Militar, que irá verificar.

Perturbação do trabalho ou sossego alheios: Evite ser levado a um juizado criminal especial pela contravenção de Perturbação do Trabalho ou do Sossego Alheios, respeitando os seus vizinhos ou as pessoas que estiverem próximas, mantendo o som em sua residência ou veículo em volume moderado, mesmo durante o dia, evitando algazarras exageradas.




Com informações da Polícia Militar de Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar