Pescadores de Itapoá começam a receber indenizações da empresa Norsul Imprimir E-mail
Pesca
Dom, 20 de Julho de 2014 22:00

Nesse sábado (19), os pescadores de Itapoá começaram a receber R$ 15.000,00 cada um. Trata-se de uma indenizações paga pela empresa Norsul. Conforme o advogado Ademar Ribas do Valle Filho, as indenizações para os pescadores de Itapoá gira em torno de 10 milhões e quinhentos mil reais. “O valor dará um impulso no comércio da cidade. Depois de seis anos e meio um final feliz para todos.”, comenta Ademar.

Nesse sábado (19), os pescadores afiliados da colônia de pescadores Z-1 de Itapoá começaram a receber a indenização referente ao processo movido contra empresa Norsul. Os pescadores e catadores/coletores de Itapoá prejudicados pela poluição decorrente do naufrágio da barcaça Norsul 12 e empurrador Norsul Vitória, ocorrido em janeiro de 2008, na Baía Babitonga, começaram a receber as indenizações.

O acordo judicial, firmado entre a Companhia de Navegação Norsul e os pescadores, foi homologado pelo TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) no último dia 1º. E a Companhia Seguradora Internacional, responsável pelo pagamento, já efetuou a transferência internacional dos valores.

No dia 30 de janeiro 2008, com o acidente da barcaça, uma grande quantidade de vazamento de óleo acarretou grandes danos ao meio ambiente e a pesca no entorno da Baia. No final do ano de 2013 começou a sair algumas sentenças favoráveis aos pescadores, assim a empresa despertou o interesse em propor um acordo com os pescadores, que foi aceito acatado pela maioria dos pescadores.

Neste sábado (19), 201 pescadores clientes do Advogado Ademar Ribas do Valle Filho compareceram na colônia dos pescadores para receber das mãos do mesmo um cheque de quinze mil reais referentes a indenização por direito.

O advogado Ademar Filho ainda comentou que a indenização deste setecentos pescadores é de aproximadamente dez milhões e quinhentos mil, e que este valor dará um impulso no comércio da cidade.

Fonte e fotos: Blog Itapoá por Dentro – Miguel Minoto, com adaptações do Diário de Itapoá.


Matérias relacionadas:

- Indenização para pescadores de São Francisco do Sul e Itapoá sai até setembro

- Pescadores de São Francisco e Itapoá receberão indenização de R$ 65 milhões por naufrágio

- Indenização paga pela Norsul vai financiar projetos ambientais em SC

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar