Safra de tainha ainda é fraca no Litoral Norte de Santa Catarina Imprimir E-mail
Pesca
Dom, 27 de Maio de 2012 23:07

Pescadores de Barra do Sul à espera da tainha, por Diorgenes Pandini, da Agência RBS.Os cardumes de tainhas, tão desejados nesta época do ano, ainda não deram as caras pelo Litoral Norte. Em Barra Velha, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá, os pescadores estão preocupados, mas ainda têm esperanças: a previsão é de que nesta sexta uma frente fria chegue ao Estado e traga os peixes para as redes.

Na praia de Enseada, em São Francisco do Sul, a ressaca desta semana atrapalhou os pescadores.

— O tempo ainda não ficou frio o suficiente para trazer as tainhas. A gente sabe que, quando ocorre um vento Sul forte, é preciso em seguida um Noroeste para trazer os peixes —, conta o pescador e maricultor Antônio Luiz Pinheiro, 56 anos.


Temporada fraca no Estado

O gerente do Centro de Aquicultura da Pesca da Epagri, Fabiano Silva, explica que não é só no Litoral Norte que a pesca da tainha está fraca. Na Grande Florianópolis, apesar de alguns lances, o peixe ainda não é encontrado em todos os comércios.

Os peixes vêm das águas frias da Argentina, do Uruguai e do Rio Grande do Sul e procuram águas mais quentes do Estado para a desova.

Do site do Jornal “A Notícia”, com adaptação do Diário de Itapoá. Foto de Diorgenes Pandini, da Agência RBS.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar