Época da Tainha movimenta a pesca em Itapoá Imprimir E-mail
Pesca
Qui, 09 de Julho de 2009 10:46

Tainha é a designação popular para diversos peixes da família dos mugilídeos que se distribuem por todo o mundo, ocupando águas costeiras, sendo que algumas poucas espécies também podem ser encontradas em água doce.


Estamos em plena época da pesca da tainha. Período que compreende todo o mês de maio e vai até meados de julho. Em Itapoá, não existe período de defeso da tainha, pois quando os peixes chegam à nossa costa marítima, já encontra-se em tamanho adulto e, portanto, apta à pesca.

Segundo o pescador Moisaniel Neres do Rosário, conhecido por Boé, a pesca da tainha, em Itapoá, esse ano não está sendo das melhores. Apesar de ter havido um dia em que se capturou 1.500 quilos da espécie, a quantidade geral está abaixo do ano passado que, segundo ele, já foi ruim. “Este ano piorou por causa do tempo, pois apesar de ter dado um bom vento sul, faltou vento nordeste e, por isso, a tainha passou por fora das nossas praias”, comenta Boé.

O assunto tainha deixa muita gente com água na boca. Àqueles que vierem para Itapoá por esses dias, o preço da tainha varia de R$ 8,00 a R$ 10,00 o quilo.

Segundo Boé, uma boa pedida é a tainha na folha de bananeira e o Diário de Itapoá traz a receita:

INGREDIENTES:

- Uma tainha fresca grande (2kg);
- Farofa de legumes e palmito para recheio;
- Alcaparras;
- Batata frita e arroz a grega para acompanhar.

MODO DE PREPARO

Depois de limpa a tainha, tempere com shoyo, sal, sal temperado e salsinha. Deixe no tempero por 15 minutos e a recheie com a farofa. Enrole na folha de bananeira e leve à churrasqueira por uma hora. Se for fazer no forno, pode substituir a folha de bananeira por papel alumínio.

O tempo para assar é o mesmo. Enquanto assa, prepare o arroz à grega e as fritas. Depois de assada, coloque as alcaparras na manteiga, mas bem pouco, para não ficar muito salgada. E aí, é só desfrutar desse delicioso prato.

Bom apetite!!!

Veja as fotos disponibilizadas ao DI por Renata Santos:

 

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar