Continuam as discussões acerca das faixas contínuas no asfalto de Itapoá Imprimir E-mail
Obras
Dom, 31 de Janeiro de 2010 19:17

Carta aberta, ao Prefeito, reacende discussão acerca das faixas contínuas no asfalto de Itapoá. Trata-se de uma resposta de Renato Goldschmidt à matéria de um jornal impresso local, que tratou do assunto, com as justificativas do Prefeito Municipal Ervino Sperandio.

 

Lembrando que tal assunto foi levantado em alguns meios de comunicação da cidade, inclusive aqui mesmo no Diário de Itapoá.

 

 


Segue, na íntegra, a referida carta:


CARTA ABERTA AO SR PREFEITO MUNICIPAL DE ITAPOÁ:


Itapoá 29 de janeiro de 2010.

Prezado Sr. Prefeito:

Há alguns anos venho me dedicando participativamente, como atividade não remunerada, a ajudar na consolidação de uma Itapoá mais democrática, mais  voltada aos problemas sociais enfim, mais humana para todos. Tenho plena consciência de que  a função do Executivo  é um trabalho árduo e nem sempre coroado de êxito, mas há situações  em que  não é possível ficar calado, principalmente quando os Canais Responsáveis estão bloqueados e pouco transparentes por interesses aparentemente outros a não ser os dos cidadãos e o respectivo bem-estar de todos.  Tendo em vista que todas as citações abaixo foram publicados na mídia local e não contestadas, as considero como verdadeiras e corretas!

Em matéria publicada no Jornal em Foco, edição de  jan/2010 (nº
48)  sob o título FAIXA AMARELA PROVOCA  PROTESTOS DE USUÁRIOS   V.Sa. citou que “apenas repintou as Faixas Amarelas e não as criou”! Isto é  inacreditável e até inaceitável, senão vejamos: Ou V.Sa. não se inteirou do assunto, ou sabe e não conferiu (nem mandou conferir) os trabalhos realizados,. Quero crer que V.Sa saiba que este tipo de FAIXA   não é enfeite e, AMARELO  não  é apenas cor bonita! De qualquer forma está MALVERSANDO dinheiro público!  Creio não ser necessário lembrá-lo, Sr. Prefeito que, em  cada quilo de feijão que o cidadão compra, está PAGANDO IMPOSTOS, CONSEQUENTEMENTE TANTO FAZ SE  É DINHEIRO DA PREFEITURA, DO ESTADO OU DA FEDERAÇÃO, por favor, Sr. Prefeito, não use este argumento como justificativa, assim como o fez no caso das galerias, parcialmente mal sucedidas, diante do volume de chuva que se abateu sobre a cidade!! (..não é dinheiro da Prefeitura, esta obra foi contratada com verba do Governo do Estado.....!!!)   Pois é  Sr. Prefeito  não tem que fazer diferenciação entre verba Municipal ou Estadual, ou ainda Federal, o Sr. tem que cuidar de todos os dinheiros, eles são do POVO!!!

Sr. Prefeito, quero lhe dizer o seguinte:
Sobre a questão da Faixa Amarela, entrei imediatamente em contato, via e-mail, através do Site da Prefeitura, solicitando a correção (mande verificar por favor!). Além disto, estive pessoalmente na Secretaria de Obras com o Sr. Secretário e o Sr. Diretor competentes depositando a minha solicitação/ preocupação com relação ao tema! Claro, com o que ouvi, me convenci de que o melhor caminho seria a Imprensa local.

Regulamento de Trânsito, inclusive Sinalização, seja ela vertical ou horizontal, são um assunto muito sério, pois envolvem QUESTÕES DE  SEGURANÇA- (Segurança das VIDAS - de motoristas, passageiros e pedestres), além disto, se não respeitadas, oneram o bolso do infrator e podem ter consequências trágicas! O País inteiro está se mobilizando com a Segurança no Trânsito e V.Sa. fazendo “pouco caso” com este assunto. Lembra-se da Estrada Cornelsen e seu acostamento cheio de mato/restos de derrubada etc... Onde está a roçadeira? V.Sa. não gastou meia fortuna em reforma de máquinas? Pela “boca do povo” – já que a Prefeitura não divulga – foi algo em torno de R$ 200.000,00!  Confere com os seus apontamentos?

Faixa Amarela não é enfeite, e não é brinquedo para ser tratado desta forma! As fotos que estão anexas comprovam que  a pintura anterior estava correta, em cada cruzamento de rua aberta, a faixa estava interrompida e não contínua. Portanto, foram repintadas de forma totalmente irresponsável (faixa contínua em todo o trajeto), e errada, induzindo motoristas a infrações, portanto, FOMENTANDO A INDÚSTRIA DA MULTA! Ah, Sr. Prefeito, antes de vir a Público falar “tamanho disparate” o Sr. poderia ter consultado o Google Earth (não precisaria das minhas fotos!) lá está  a comprovação que a faixa não era contínua, basta verificar, tem fotos fantásticas!!!  Recomendo um pouco mais de empenho e  sensibilidade para com  o Bem Público, além de dar ouvidos aos seus contribuintes e concidadãos, diretamente ou através das Entidades Constituídas ou até mesmo Órgãos tais como, CDUI (Conselho de Desenvolvimento Urbano  de ITH), o recém recriado Conselho das Cidades, ambos previstos em Legislação Municipal. Eles poderão  trazer valiosas contribuições!

E mais Sr. Prefeito: Considero muita ousadia da parte de V.Sa. (o que também ouvi da Secretaria de Obras) citar que “confia no BOM SENSO da Polícia Militar que certamente não irá aplicar multa....”. Presumir que eles obedeçam a seus pedidos (ou ordens) é no mínimo  fazer pouco caso também desta Corporação!  Eles têm que multar, é a obrigação deles, se não o fizerem, deverão ser punidos por negligência em seu trabalho! Nunca lhe ocorreu isto Sr. Prefeito?  V.Sa. sabe quais as implicações de uma faixa amarela destas?
Creio estar  mais do que na hora de, tanto V.Sa., quanto seu Secretário e Diretor de Obras, se inteirarem corretamente do assunto (existem especialistas em assuntos de Trânsito
, bem pertinho de Itapoá, não precisa viajar muito longe!) e IMEDIATAMENTE PROVIDENCIAREM A CORREÇÃO DO QUE FOI FEITO ERRADO, prevenindo desta forma, dissabores futuros; este ônus (CUSTO) é da Prefeitura!

Contando com Vossa  costumeira compreensão e atenção, peculiar aos  dirigentes e estadistas,

subscrevo-me,


Cordialmente

Renato A. Goldschmidt

ANEXO: fotos ilustrando faixa interrompida no trajeto Viaduto da Marina até o Farol (Pontal), inclusive reta mais longa do trajeto.

Fotos das condições atuais na mesma região.

 

C.C.      

Diário de Itapoá

Gazeta de Itapoá
Jornal em Foco
FM 99,9

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar