Quatro academias ao ar livre serão instaladas em Itapoá Imprimir E-mail
Obras
Ter, 21 de Dezembro de 2010 19:46

Com o objetivo de estimular o cuidado à saúde e a prática de exercícios físicos, a Prefeitura de Itapoá, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu duas academias para ambientes ao ar livre e recebeu mais duas como doação da Unimed. Os equipamentos serão instalados à beira mar dos Balneário Rainha, Pérola, Itapoá e Pontal.

A finalidade é conscientizar os munícipes e turistas da importância da promoção da saúde, dando atenção à qualidade de vida e longevidade. As academias proporcionarão a todos a oportunidade de praticar exercícios físicos e alongamentos. Além disso, elas tendem a se tornar um ponto de entretenimento à comunidade. Os equipamentos irão estimular o sistema nervoso central e fortalecer a musculatura, aumentando a capacidade cardiorrespiratória e a mobilidade das articulações. A partir dos exercícios, melhora-se a flexibilidade e a coordenação motora.

Cada academia terá 11 aparelhos com módulos duplos, sendo um destinado a cadeirantes. A sequência dos aparelhos forma um circuito que trabalha todos os grupos musculares. Os aparelhos permitirão a variação de mais de 20 movimentos diferentes e poderão ser utilizados por pessoas de todos os tamanhos e idades, pois não necessitam de ajustes. Assim, 20 pessoas poderão se exercitar ao mesmo tempo.

A aquisição das duas academias foi realizada através do recurso do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), a partir da Resolução n° 01 aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde. Visto que o NASF de Itapoá possui em seu quadro de profissionais um educador físico e dois fisioterapeutas, a aparelhagem será oportuna como forma de complementação das atividades, prevendo a integridade do cuidado físico aos usuários do SUS, conforme a portaria GM n° 154, de 24 de janeiro de 2008.

As academias serão instaladas em breve. Nesta semana ,a Secretaria de Obras e Serviços Públicos está preparando as áreas para a implantação.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar