Infraestrutura viária, turismo e produção de energia a partir do lixo são temas do Conselho Regional nesta quinta (16) Imprimir E-mail
Obras
Qua, 15 de Setembro de 2010 21:16

O andamento das obras viárias na região Norte catarinense; o projeto de instalação em Araquari de uma Usina de Energia proveniente do lixo regional; o Programa Instância de Governança e as soluções versáteis de dragagens. Estes são alguns dos assuntos que serão apresentados na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional nesta quinta-feira (16) a partir das 14 horas, na Parada Ferretti (km 91,5 da BR-101), em Barra Velha. Essa reunião é aberta à participação da comunidade e lideranças.

Para falar sobre o andamento das obras viárias na região Norte, estará o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Romualdo França. Ele vai expor os investimentos do Governo do Estado na pavimentação da SC-415, que liga ao Porto de Itapoá; nas obras da SC-474, de acesso à São João do Itaperiú; na pavimentação da Estrada Anaburgo e outros temas referentes à sua pasta.

Outro assunto da reunião refere-se a intenção de um grupo espanhol em instalar uma Usina de Energia em Araquari, aproveitando o lixo da região para a produção de energia.

Já o Programa Instância de Governança propõe a integração do turismo regionalizado, com a finalidade de oferecer um leque de atrativos para os turistas durante sua visita à região Norte. Também na reunião, serão apresentadas as atividades do Instituto de Pesquisas e do Laboratório Ghanem.

Participam do encontro prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores e lideranças dos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú. O encontro será coordenado pelo secretário de Desenvolvimento Regional (SDR) - Joinville, Manoel Mendonça. “Todos os projetos são analisados, primeiramente, nas reuniões dos Comitês Temáticos e aqueles que recebem o parecer técnico favorável seguem para uma nova aprovação no Conselho de Desenvolvimento Regional, que reúne 32 integrantes e define as prioridades de ações e investimentos na região”, destaca o Secretário.

Os membros do Conselho (sendo quatro de cada um dos oito municípios) elaboram, discutem e decidem, juntamente com o Governo do Estado, investimentos que signifiquem melhorias em educação, saúde, infraestrutura, segurança, turismo, agricultura e esporte, de acordo com as necessidades locais e regionais.

Informações da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Joinville.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar