Diário de Itapoá: há três anos, mantendo você bem informado do dia a dia itapoaense Imprimir E-mail
Novidades
Qua, 01 de Fevereiro de 2012 22:57

Diário de Itapoá, três anos de muita informação e inovações.Três anos se passaram desde que, em 1° de fevereiro de 2009, Itapoá ganhou uma importante ferramenta de comunicação. Ainda tímido e sob muita desconfiança, o desconhecido Diário de Itapoá (DI) estreava com uma proposta corajosa: fazer a cobertura do cotidiano do Município, empregando os principais conceitos do jornalismo ético, principalmente quanto à imparcialidade.

Foram três meses de muito trabalho para colocar em prática um projeto completamente inovador. A principal proposta do site sempre foi trazer notícias diárias a respeito de Itapoá e foi nesse ponto que residiu a maior dificuldade da Equipe DI. Os órgãos públicos, detentores do maior volume de informações noticiosas de Itapoá, não tinham o hábito de divulgar os acontecimentos importantes com a rapidez que os tempos atuais exigem. Com um trabalho árduo de jornalismo e conscientização, as principais fontes de informação entenderam a necessidade de uma comunicação mais eficiente e eficaz. Hoje, o contato entre a imprensa de Itapoá e esses órgãos é muito mais amplo e facilitado. Algumas dessas instituições, como a Prefeitura, por exemplo, possui uma assessoria de imprensa ágil e que responde prontamente aos meios de comunicação sempre que solicitada. A Câmara de Vereadores tem em seu site uma importante ferramenta de divulgação de notícias a seu respeito. Já a Polícia Militar envia resumos diários, contendo o trabalho desenvolvido pelos seus policiais, bem como as ocorrências de destaque atendidas por eles. A Polícia Civil, também rapidamente, envia releases de suas principais operações. Outros, como o Corpo de Bombeiros, por exemplo, atendem de imediato sempre que é preciso. O Ministério Público divulga suas principais ações em seu próprio blog. Esse mesmo caminho é seguido pelas principais instituições não governamentais. Enfim, em três anos muita coisa melhorou no que diz respeito à comunicação em Itapoá e o DI se orgulha de ter colaborado de forma fundamental para que tais melhorias ocorressem.

O tempo passou e o Diário de Itapoá seguiu fundamentado nos mesmos preceitos de seu projeto original. Hoje, fazemos um webjornalismo de qualidade, pautado na imparcialidade, credibilidade e em constantes atualizações. Não é só no aspecto jornalístico que o site cresceu e se atualiza. Isso se deu em todos os sentidos. Reformas no layout, no sistema de informações e em toda a estrutura administrativa foram constantes, sempre buscando a melhoria continua. Hoje, são milhares de internautas de todas as partes do mundo, que acessam o site diariamente, buscando informações confiáveis acerca de Itapoá.

Três anos é muito tempo quando se fala em informação, comunicação. O mundo mudou em três anos e Itapoá, então, teve uma verdadeira metamorfose em vários aspectos. A se destacar o populacional, comercial, logístico e tecnológico. Muito disso, impulsionado pelo Porto Itapoá, inaugurado no final de 2010, mas principalmente pela força dos itapoaenses, que não medem esforços para ver Itapoá cada vez melhor. O Diário de Itapoá também tem se esforçado para acompanhar as transformações que o Município vem sofrendo. Na busca de consolidar a marca, algumas parcerias importantes foram feitas, tais como a do patrocínio do Porto Itapoá; do Coterra Terraplanagem; do Bistrô das Artes Barra do Say; a parceria com a extinta Rádio 99,9 FM; com o Maresia Música Bar; com o Muvee Music Box, entre outras. Além disso, em novembro de 2009, o site lançou um layout totalmente inovador, com várias novidades e a mesma qualidade de conteúdo que fez do DI um meio de comunicação reconhecido por sua responsabilidade e credibilidade.

Com a necessidade de ampliar o poder de cobertura dos acontecimentos de Itapoá, novos integrantes foram incorporados à Equipe, trazendo um maior poder de cobertura ao Diário de Itapoá. Os mais recentes membros a se juntarem à Equipe DI foram Ricardo Brauer e Lilian Maoski (ambos em meados de 2011). Por outro lado, Patrícia Braz (no final de 2009), Fernanda Duarte (em meados de 2010) e Geisiane Caldeira (em meados de 2011), por motivos particulares, desligaram-se da Equipe, mas serão sempre lembradas no DI, pelo empenho que tiveram enquanto membros do site. A elas, os nossos mais sinceros agradecimentos, e a certeza de que a amizade e o companheirismo entre os, agora, ex-colegas de site se estenderão por muitos e muitos anos. Importante reconhecer, também, o trabalho de cada um dos atuais integrantes, os quais foram determinantes para que o Diário de Itapoá chegasse aonde chegou e, certamente, serão muito importantes para que o DI possa alçar voos ainda maiores. Aproveitando o clima de agradecimento, a Equipe Diário de Itapoá é muito grata a todos os que acompanharam e acompanham a evolução do site. Temos a plena convicção de que há muito o quê melhorar e seguimos trabalhando nisso. Contamos com o apoio que vocês sempre nos deram.

Hoje, o Diário de Itapoá contabiliza aproximadamente 37 mil acessos únicos mensais. Esses números aliados à quantidade de conteúdo, principalmente próprio, posicionam o site nas primeiras colocações do buscador google em tudo que contenha a palavre “Itapoá”. O tráfego de dados mensal do site chegou, em janeiro, a 50 Gb e as projeções futuras são as melhores possíveis.

Gratuidade, praticidade, objetividade, imparcialidade, veracidade e confiabilidade foram alguns dos adjetivos que descreveram este website durante esses 36 meses de existência. Que venham, ainda, muitos outros anos felizes como foram os três primeiros.

Parabéns a todos que fazem parte do Diário de Itapoá (leitores, Equipe, colaboradores, patrocinadores e parceiros). O DI continua contando com o prestígio e o apoio de vocês.

Muito obrigado!

Equipe DI.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar