Fotógrafo Beto Vieira registrou fotos de diversas aves em Itapoá Imprimir E-mail
Natureza
Seg, 10 de Maio de 2010 12:22

Várias espécies de aves são destaques do site do fotógrafo Beto Vieira, entre elas a Saíra Militar, Saíra Sete Cores, Saí Azul, Canário da Terra Verdadeiro, Gaturamo Verdadeiro, Tico Tico, Pica Pau Anão de Coleira e Tiê Sangue.


Conhecendo melhor a Reserva Volta Velha e sua importância para as aves

Popular entre observadores de aves em todo o mundo, a RPPN Reserva Volta Velha vem sendo um dos principais locais para a prática do bird watching no Sul do Brasil. Localizada em Itapoá, a Reserva Volta Velha possui aproximadamente 1100 ha e está inserida em uma extensa área remanescente da Floresta Atlântica, fazendo parte de um dos últimos grandes remanescentes desse bioma, e um dos mais ameaçados em todo o país.

Do ponto de vista ornitológico, a Reserva é apontada como um importante centro de evolução para algumas espécies de aves que se fizeram endêmicas restritamente. Tal fato releva a importância da conservação de grandes áreas ainda cobertas pela Floresta Atlântica na região, cada vez mais visadas pelas comunidades científicas como prioritárias para a preservação através do estabelecimento de novas áreas protegidas, tanto particulares como públicas.

Segundo estudos realizados com a avifauna na Reserva Volta Velha e outras localidades no entorno, já foram identificadas aproximadamente 300 espécies de aves, sendo a maioria delas residentes nas florestas. A presença de aves migratórias e ocasionais enriquece o número de espécies no local, principalmente durante a primavera e o verão. A vegetação presente, também conhecida como Floresta Atlântica de Terras Baixas, mostra uma expressiva diversidade de ambientes, variando entre restingas litorâneas, florestas altas, paludosas e ripárias.

Exibindo sempre uma incomparável riqueza botânica, a floresta local também conta com a enorme variedade de plantas epífitas, onde as bromélias muitas vezes dominam grande parte do cenário proporcionando condições ideais para muitas espécies.


Fonte: Reserva Volta Velha

http://www.reservavoltavelha.com.br/


Imagens: Fotógrafo Beto Vieira

http://betoitapoa.multiply.com





 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar