Mini-curso sobre abelhas nativas é realizado na comunidade da Jaca Imprimir E-mail
Natureza
Qui, 24 de Dezembro de 2009 15:10

Curso AbelhasNo dia 17 de dezembro, no Salão Paroquial da Igreja do bairro Jaguaruna (JACA), realizou-se curso sobre Noções Básicas para a Criação Racional de Abelhas Nativas sem Ferrão.

A criação de abelhas sem ferrão contribui para a conservação do meio ambiente, pois as espécies nativas são responsáveis pela polinização da Mata Atlântica, além de serem uma fonte alternativa de renda para as comunidades da agricultura familiar, produzindo mel de excelente qualidade, com características medicinais e alto valor agregado.

 

 

Foram abordados temas como a atração de enxames, a captura de colônias e a transferência para caixas, colmeias racionais, extração de mel, entre outros, além de atividade prática de transferência de enxame capturado em isca feita de garrafa pet, para uma caixa racional de madeira.

O curso foi organizado e ministrado por iniciativa do biólogo Erdner Lúcio Costa e Oliveira, colaborador voluntário da ADEA (Associação de Defesa e Educação Ambiental) no projeto Núcleo de Abelhas Nativas da instituição.

Na localidade, diversas famílias possuem colmeias de abelhas nativas em suas casas, o que indica a potencialidade da exploração do mel como geração complementar de renda para a comunidade.

A centenária jaqueira existente ao lado da Igreja, um dos atrativos turísticos do Município e que dá o nome à comunidade, abriga um enxame de Jataí, uma das diversas espécies encontradas na região.

As imagens e informações foram cedidas pela ADEA.

 

 

 

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar