Confira reportagem do Jornal A Notícia: "Babitonga, uma baía dividida" Imprimir E-mail
Natureza
Ter, 26 de Maio de 2015 09:13

O jornal A Notícia publicou reportagem especial sobre a baía da Babitonga nesse sábado (23). Quem conhece a baía da Babitonga se apaixona. Suas águas calmas, protegidas das ondas, com boa profundidade e temperatura média em torno de 20°C são convidativas a várias espécies que se alimentam, se reproduzem ou vivem na baía, algumas na lista de animais ameaçados de extinção.
 
As mesmas virtudes naturais que atraem a biodiversidade também conferem a ela uma vocação natural para o transporte marítimo. Muitos dependem da baía para sobreviver no Litoral Norte de Santa Catarina. Seis municípios ficam ao seu redor: São Francisco do Sul, Itapoá, Araquari, Joinville, Garuva e Barra do Sul.
 
Ainda que sofra pressões externas que degradam o ambiente – como o despejo de poluentes e pesca irregular –, ainda há harmonia na vida dentro da Babitonga.
 
De algum jeito, a sensível toninha, golfinho ameaçado de extinção, encontrou um canto tranquilo para viver em meio à atividade portuária que chegou à região na metade do século passado e se tornou vital para a economia local. As aves também têm um refúgio longe do ruído dos motores.
 
Pescadores artesanais ainda conseguem retirar o sustento das águas graças à presença do mangue, que serve de berçário e fornece uma mesa farta para as espécies marinhas. A região também abriga índios guarani-mbyás.
 
Apesar do equilíbrio, a Babitonga é uma baía dividida. Há anos, o medo de que o desenvolvimento econômico ameace a biodiversidade provoca questionamentos antes de qualquer intervenção relevante sobre ela, como vem ocorrendo agora, quando grandes investimentos estão a caminho.
 
Um dos principais desafios está em saber qual é a capacidade de ocupação da baía, ou seja, até onde ela suportará novas atividades sem perder a identidade e a riqueza.

Os interesses podem ser conflitantes, mas autoridades, especialistas e empresários concordam que o desenvolvimento sustentável é possível e que o caminho para alcançá-lo deverá ser construído a várias mãos.

Clique aqui para acessar a reportagem especial do jornal A Notícia.

Do jornal A Notícia. Edição de Carolina Wanzuita e Pedro Machado. Texto e Produção de Claudine Nunes. Design de Cris Macari. Fotografias, vídeos e edição de Rodrigo Philipps.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar