Parque Natural Municipal Carijós receberá recursos de compensação ambiental do Porto Itapoá Imprimir E-mail
Natureza
Qui, 27 de Março de 2014 19:14

Investimento do Porto Itapoá e da CELESC na construção de nova Linha de Transmissão de Energia Elétrica,  proporcionará melhorias no Parque Natural Municipal Carijós.


Nos três anos, a partir do início das operações do Porto Itapoá, o município iniciou uma importante trilha de desenvolvimento. No quesito social, o Terminal já investiu em mais de 30 projetos ligados às áreas de Educação, Esporte e Cultura. No âmbito econômico, o impacto é ainda mais significativo. Somente em ISS (Impostos Sobre Serviços), o Porto Itapoá foi responsável pela arrecadação de mais de R$ 8 milhões para o município, desde junho de 2011.

Além desses aspectos, a infraestrutura da cidade teve um grande avanço nos últimos anos. Em pavimentação asfáltica, foram mais de 15 km de vias que receberam capeamento asfáltico, a partir da contrapartida do Terminal. Mas, não há dúvidas que uma das principais conquistas de Itapoá refere-se a infraestrutura de energia. O Porto Itapoá, em parceria com a CELESC, foi responsável por desenvolver uma nova e mais potente linha de transmissão de energia elétrica para o município.

Até 2011, Itapoá era a única cidade de Santa Catarina a receber energia do Paraná. Havia uma linha de transmissão de capacidade de pouco mais de 30 KV. Esta estrutura, que já era limitada, era uma das grandes desvantagens da cidade, principalmente na época de temporada, em que as praias de Itapoá chegam a receber mais de 200 mil pessoas. Os apagões eram certos e esperados.

Com o início das operações do Porto Itapoá, a necessidade de uma linha de transmissão eficiente e de altíssima capacidade era indispensável e, para tanto, a parceria com a CELESC trouxe para a cidade uma estrutura de 138 KV, quatro vezes maior que a anterior e, o que se viu nas últimas 3 temporadas foram cada vez mais turistas nas praias da cidade e nenhum indício de queda de energia por falta de infraestrutura.

Agora, em 2014, outra grande conquista para Itapoá, e que é uma extensão do benefício da linha de transmissão implantada em 2011, são os valores de compensação ambiental, aprovados pela FATMA (Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina), referente as ações mitigatórias das supressões para a implantação dos postes e linhões da referida linha de transmissão.

Itapoá vai receber o investimento referente a esta compensação para ser aplicado em benfeitorias no Parque Natural Municipal dos Carijós. Dentro do Plano de Compensação Ambiental aprovado pela FATMA, as benfeitorias estão relacionadas à confecção de projetos arquitetônicos, estrutural, elétrico, hidro-sanitário, preventivo de incêndio, SPDA (sistema de proteção sobre descargas elétricas), lógica e telefonia para execução do portal de entrada e guaritas de recepção e vigilância do parque. Além disso, os valores também poderão ser revertidos em ações de “cercamento” e delimitação de perímetro do parque.

A contemplação desse investimento não é apenas relevante em função dos benefícios que podem ser gerados com este recurso, mas sim, pelo fato do Poder Executivo utilizar a mesma metodologia para absorver ao município os valores da compensação ambiental do projeto de ampliação do Porto Itapoá, algo muito superior ao que foi compensado pela Linha de Transmissão. Nesse aspecto, Itapoá pode até trabalhar na extensão do atual parque, bem como iniciar projetos de criação de novos espaços semelhantes a este, que preservem a condição natural do meio ambiente e ainda sirva para o desenvolvimento de estudos, pesquisas e, inclusive o próprio turismo.



A área do Parque Natural Municipal Carijós

A área destinada à criação do Parque em nosso município foi definida a partir do Decreto Municipal n° 1172/2010, de 07 de junho de 2010. O Decreto declara utilidade pública para fins de preservação ambiental, áreas de terras de propriedade do município de Itapoá, conforme matrícula 43.389, localizadas na localidade denominada Gleba II, perfazendo um área de 198.313,47m² e outra de 199.345,36m², conforme a área na cor azul do mapa abaixo:


Visualizar Sem título em um mapa maior


Outras informações técnicas do Parque:

- Levantamento Faunístico,

- Levantamento Fitossociológico, e

- Mapa da área do Parque.


Da Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá, com adaptações do Diário de Itapoá.


Matérias relacionadas:

- Votação para o nome do novo Parque Natural Municipal termina com a opção Carijós vencedora;

- Prefeitura e Polícia Militar desocupam área no Parque Carijós

- Dia do Meio Ambiente é marcado com solenidade no Parque Natural Municipal Carijós

- ARTIGO: Parque Natural Carijós, por Werney Serafini

- Confira como foi a 1ª Oficina Participativa do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Carijós

- Audiência Pública de apresentação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Carijós

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar