Atividades de observação e contagem de aves marcam o Dia Nacional de Aves na Reserva Volta Velha Imprimir E-mail
Natureza
Seg, 19 de Outubro de 2009 00:20

No Dia da Ave, jovens da comunidade do Pontal da Figueira estiveram na RPPN – Reserva Volta Velha para a observação e contagem de aves.

O evento, organizado pela Adea – Associação de Defesa e Educação Ambiental, ONG gestora da Reserva Volta Velha, contou com a participação da Oceanógrafa Giseli Aguiar da ACQUAPLAN, empresa contratada pela TECON – Terminais Portuários para promover ações de desenvolvimento social e de educação ambiental em Itapoá.

Sob orientação de Beto Vieira, do Núcleo de Observação de Aves da Reserva Volta Velha, participaram do programa de Contagem Nacional de Aves, coordenado pela ornitóloga Luciana Chyo de Foz do Iguaçu/PR. A ação com abrangência nacional consiste na Observação de Aves em diferentes localidades, as quais, depois de identificadas, são compiladas em lista geral apontando a quantidade de aves verificadas em cada localidade do Brasil.

A Reserva Volta Velha nos 1000 hectares de Mata Atlântica preservada, abriga cerca de 300 espécies já identificadas, algumas endêmicas e raras que atraem ornitólogos, observadores e pesquisadores, sendo considerada referência internacional para Observação de Aves. Segundo o biólogo e ornitólogo Fábio Olmos que esteve recentemente na reserva, “as aves endêmicas das florestas de planície litorânea são apenas uma minúscula parcela das formas de vida encontradas apenas nesta porção da Mata Atlântica”, o que dá significado ao trabalho preservacionista realizado na Reserva Volta Velha.

Na foto, os jovens observando a Maria Catarinense (Hemitriccus kaempferi) uma das espécies raras que tem seu habitat na região do litoral norte de Santa Catarina. Os binóculos utilizados foram doados para o Núcleo de Observação de Aves da Reserva Volta Velha pela American Birding Association, entidade americana de observação de aves, através do programa Birders Exchange.

As informações são de Werney Serafini, Presidente da ADEA

 

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar