Birdwatcher da Inglaterra visita a Reserva Volta Velha Imprimir E-mail
Natureza
Qua, 30 de Setembro de 2009 17:06

Acompanhado pelo biólogo Fábio Olmos, o birdwatcher (ornitólogo) inglês Stephen Rumsey visitou a Reserva Volta Velha para observar duas aves raras e endêmicas existentes na região de Itapoá.

Tratam-se da Maria Catarinense (Hemitriccus kaempferi – Kaempfer’s Tody-Tyrant) e o Bicudinho do Brejo (Stymphalornis acutirostris – Marsh Antbird) responsáveis pela fama internacional da Reserva Volta Velha, como local para observação de aves no sul do Brasil.

Fábio Olmos, além de biólogo, é articulista do site de jornalismo e meio ambiente “O Eco”, é considerado um dos maiores especialistas em ornitologia do país, responsável por diversos levantamentos avifaunísticos realizados em diferentes regiões brasileiras.

Stephen ficou encantado com a quantidade e diversidade de aves existentes na região, pois além de observar as duas raridades, em praticamente um dia de campo, registrou outras 125 espécies diferentes, o que considerou inédito em tão pouco espaço de tempo.

Segundo Olmos, a diversidade e facilidade para a observação, bem como a situação geográfica, próxima a grandes centros urbanos, fazem de Itapoá um local privilegiado para a atividade, considerando a Reserva Volta Velha exemplo a ser seguido por outras unidades de conservação.

Na foto, da esquerda para a direita, Fábio Olmos, Werney Serafini (Presidente da ADEA e gestor da Reserva Volta Velha), Stephen Rumsey e Yawaritsawa Trumai Waurá da Reserva Volta Velha.

Foto: Beto Vieira-Itapoá-SC

 

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar