Inundações e alagamentos de 2008 em Itapoá são temas de TCC aprovado na UFSC Imprimir E-mail
Natureza
Seg, 22 de Julho de 2013 14:49

Inundações e alagamentos de 2008 em Itapoá são temas de TCC aprovado na UFSC.Rafael Brito Silveira defendeu e teve sua monografia aprovada na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) no último dia 05 de julho. Ela foi aprovada com nota máxima e sua formatura como bacharel em Geografia ocorre no próximo dia 07 de agosto. A pesquisa dele foi na área da climatologia atrelada aos desastres naturais, nesse caso as inundações e alagamentos em Itapoá, ocorridas em novembro de 2008. O título do seu trabalho foi “Inundações e alagamentos no município de Itapoá (SC): Impactos Socioambientais nas áreas urbanas, o caso de 2008. “Como itapoaense desde os quatro anos, achei pertinente pesquisar algo que eu gosto para um município que tenho como casa”, explica Rafael.

A pesquisa foi desenvolvida com o intuito de analisar as dinâmicas climáticas que causaram as inundações e os alagamentos de novembro de 2008, além disso, entender as condições de ocupação e uso do solo e quais locais foram mais atingidos na área urbana de Itapoá, a fim de averiguar a vulnerabilidade de cada localidade atingida e os impactos socioambientais como um todo no Município.

Para chegar aos resultados, foram realizadas avaliações de cartas sinóticas; dados de precipitação da região; Plano Diretor e Zoneamento Ecológico e Econômico de Itapoá; fotografias do evento; Relatório de Avaliação de Danos (AVADAN) da Defesa Civil; dados de escolaridade e renda média per capita da população por setor itapoaense com base no IBGE. Além disso, foram aplicados questionários ao longo das localidades atingidas para auxiliar na avaliação dos impactos socioambientais, entrevistas com representantes do Município e também diversos trabalhos de campo. Como um dos resultados, foi gerado um mapa das inundações e alagamentos ao longo da zona urbana itapoaense no evento de novembro de 2008.

“Por ser morador de Itapoá desde os quatro anos de idade e estar presente no evento em 2008, aliado a minha afinidade com a Climatologia dentro do Curso de Geografia da UFSC, resolvi estudar mais a fundo esse episódio com o intuito de auxiliar a população a entender melhor os acontecimentos e também aos gestores públicos, pois, ao contrário do que muitos pensam, grande parte dos problemas com as inundações e os alagamentos, por exemplo, poderiam ser evitados com um melhor planejamento e reordenamento urbano. Em 2008, segundo o AVADAN da Defesa Civil de Santa Catarina, Itapoá teve cerca de R$ 17 milhões em danos e prejuízos por conta das inundações e alagamentos. Com uma melhor administração por parte do Poder Público nesse sentido, muitos desses gastos poderiam ser reduzidos e aplicados em outros segmentos. Planejar para minimizar os impactos socioambientais é possível. Muito ainda deve ser feito e estudado”, conta o autor da monografia.

Ele explica que os métodos para confecção da pesquisa e toda a fundamentação teórica está totalmente descrita ao longo do trabalho, assim como os resultados.

“Gostaria de agradecer a minha orientadora, a Prof.ª Dr.ª Magaly Mendonça por ter me conduzido nessa pesquisa; à banca avaliadora que muito contribuiu, composta pelos pesquisadores Prof. Dr. Alberto Franke e Msc. Pedro Murara; a toda população que gentilmente respondeu os questionários contribuindo para minha pesquisa; a todos as instituições que me subsidiaram com informações valiosas; e a todos membros do Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima) da UFSC, do qual faço parte desde 2010, que me ajudaram a amadurecer enquanto estudante e pesquisador. Agradeço a minha mãe Rita e aos meus irmãos, que me deram todo apoio ao longo da graduação para me formar geógrafo. Obrigado ao Diário de Itapoá pelo espaço, por fazer esse trabalho chegar a mais pessoas”, agradece Rafael Brito Silveira.

Para quem tiver interesse em ler o trabalho, de 120 páginas, Rafael doará uma cópia impressa para a Biblioteca Municipal de Itapoá. Além disso, o trabalho pode ser consultado neste link: http://www.labclima.ufsc.br/trabalhos/ . Terei prazer em disseminá-lo, conclui Rafael.


Do Diário de Itapoá, com informações de Rafael Brito Silveira.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar