“Bicudinho do brejo” é mais uma ave ameaçada de extinção que pode ser encontrada em Itapoá Imprimir E-mail
Natureza
Dom, 20 de Setembro de 2009 16:58

Stymphalornis acutirostris (Bicudinho-do-brejo) - Paraná Antwren - Ameaçada - Endêmico.


Trata-se do mais importante endemismo da família Thamnophilidae existente em Itapoá/SC. A espécie está ameaçada de extinção em razão da perda do seu habitat exclusivo, os banhados do litoral norte de Santa Catarina e litoral sul do Paraná. O Bicudinho-do-Brejo é uma das primeiras entre as espécies mais procuradas pelos observadores de aves (Birdwatchers) pode ser encontrada nas vegetações de banhados na RPPN - Reserva Volta Velha e em outros pontos das áreas úmidas do Município.

O registro fotográfico foi realizado por Beto Vieira, coordenador do Núcleo de Observação de Aves da RPPN - Reserva Volta Velha, a única unidade de conservação reconhecida pelo IBAMA em Itapoá, da qual a ADEA - Associação de Defesa e Educação Ambiental é gestora.

A sequência de fotos foi feita em 18 de Setembro de 2009, nas proximidades do Balneário Rosa dos Ventos. Segundo Beto, bastou ligar o som do play-back para aparecerem diversos exemplares em questão de segundos.

No site especializado www.wikiaves.com.br onde publica suas fotos, consta como sendo o segundo registro realizado da espécie em todo o Brasil, o que atesta a raridade e importância do flagrante.

Esta é uma das riquezas avifaunísticas de Itapoá que atrai aficionados do mundo todo para a nossa região.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar