Falta de educação ambiental de alguns turistas e veranistas é evidenciada após final de semana Imprimir E-mail
Natureza
Ter, 11 de Dezembro de 2012 21:53

Falta de educação ambiental de alguns turistas e veranistas é evidenciada após final de semana em Itapoá.Na tarde desse domingo (09), em uma rápida caminhada pela praia de Itapema do Norte, um fato chamava a atenção: a grande quantidade de lixo jogado à beira mar. E o pior, ao lado dos vários cestos de lixo instalados na praia. O fato não é novidade, mas fica mais evidente a cada final de semana e feriados de maior movimento.

Segundo a Prefeitura Municipal de Itapoá, a limpeza das praias e vias públicas, durante o ano, é realizada por uma empresa privada, contratada via processo licitatório. Já para a temporada, a Lei Municipal nº 111/2006 prevê a contratação de carroceiros para a limpeza diária da praia. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a praia é dividida em trechos e cada carroceiro fica responsável por um deles.

Para esta temporada (2012/2013), a expectativa do Poder Executivo Municipal é contratar 26 carroceiros, que ficarão responsáveis pela limpeza durante a manhã, e oito garis para a limpeza das áreas mais centrais, no período da tarde. Até o momento, apenas 14 pessoas foram credenciadas. Por isso, a Secretaria de Obras reitera que o credenciamento dos interessados ocorre na sede da Prefeitura.

O trabalho dos carroceiros deve iniciar entre os dias 15 e 20 deste mês de dezembro, indo até o final de março.

Questionada sobre a estimativa e a diferença de lixo recolhido das praias e vias públicas entre o inverno e a temporada, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos respondeu que é difícil fazer uma contagem, principalmente em virtude da oscilação da maré. Mas, estima-se um aumento de 80% durante a temporada.

A Prefeitura, ainda, solicita a colaboração de todos os munícipes e turistas quanto à limpeza da praia. “Estão sendo instaladas 300 lixeiras novas no decorrer da orla, as quais devem ser utilizadas sempre que necessário. Ao manter a praia limpa, todos contam com um ambiente mais agradável, saudável e de respeito mútuo”, diz a nota de resposta da Assessoria de Imprensa do Poder Executivo Municipal.


Do Diário de Itapoá, com fotos de Geisiane Caldeira/DI.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar