Audiência Pública de apresentação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Carijós Imprimir E-mail
Natureza
Qua, 05 de Dezembro de 2012 09:58

Nesta quarta-feira (05), a partir das 17, na sede da Câmara Municipal de Itapoá, acontecerá uma Audiência Pública de apresentação do Plano de Manejo do Parque Municipal Carijós. A organização do evento é de responsabilidade do Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura de Itapoá.


O Parque foi criado pela Lei Municipal 300/2011. O Parque Natural Carijós é uma unidade de conservação de proteção integral. Portanto, poderá ser utilizado em pesquisas, ecoturismo e principalmente, como instrumento para a educação ambiental.


Escolha do nome do Parque Carijós

O nome do Parque Carijós se deu através de uma enquete lançada pelo website jornalístico Diário de Itapoá, que de forma gratuita, promoveu uma campanha pela escolha do nome da nova Reserva Ambiental, conforme abaixo:


Votação para nome do novo Parque Natural Municipal termina com a opção Carijós vencedora.

O Diário de Itapoá lançou no dia 17 de dezembro de 2010 uma enquete para a seguinte pergunta: Qual o melhor nome para o Parque Natural Municipal? Ao final da votação, programada para acontecer no dia 31 de dezembro de 2010, a opção Carijós obteve a maior preferência entre os internautas.

Confira o resultado completo:


Enquete
O Poder Público quer saber: qual deve ser o nome do 1º PNM (Parque Natural Municipal)?
PNM Bicudinho do Brejo (pássaro da região)
2 ( 2.74%)
PNM Ocara (na língua tupi-guarani significa praça de centro de taba, terreiro de aldeia)
2 ( 2.74%)
PNM Ocaruçu (na língua tupi-guarani significa praça grande, aumentativo de ocara)
5 ( 6.85%)
Outro nome (envie um comentário com a sua sugestão)
8 ( 10.96%)
PNM Saí Mirim (rio da região)
12 ( 16.44%)
PNM Maria Catarinense (pássaro da região)
13 ( 17.81%)
PNM Carijós (índios que viviam na região)
31 ( 42.47%)
Número de Participantes:

73

Primeiro Voto:

Sex, 17 de Dezembro de 2010

Último Voto:

Qui, 30 de Dezembro de 2010


Confira a localização do Parque Natural Municipal:




Conforme preconiza o Parágrafo 2º da Lei nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, “a criação de uma unidade de conservação deve ser precedida de estudos técnicos e de consulta pública que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade”. Os estudos técnicos preliminares necessários foram apresentados pelo Diretor Municipal de Meio Ambiente, Paulo Belo, juntamente com Carlos Cassini, técnico da FATMA (Fundação do Meio Ambiente) e coordenador de unidades de conservação municipais. Participaram do evento, representantes de entidades comunitárias e ambientais, o Vice Prefeito Mário Elói Tavares e os vereadores Daniel Weber, Márcia Soares, Izaque Goes e Osni Ocker.



Nome para o novo Parque Natural Municipal


A ideia da enquete surgiu na Consulta Pública realizada pela Prefeitura sobre a criação do 1° Parque Natural Municipal. Em determinado momento da Consulta Pública, houve a deliberação para o nome do novo Parque Natural Municipal. Na ocasião, o presidente da ADEA (Associação de Defesa e Educação Ambiental), Werney Zuneda Serafini, sugeriu que o Parque se chamasse Parque Natural Municipal Maria Catarinense. Alguns vereadores presentes manifestaram-se a favor de uma escolha mais democrática para o nome, com o objetivo de dar maior legitimidade perante a comunidade e também pela ave Maria Catarinense já ter sido homenageada através da Lei Municipal nº 261/2009 como Ave Símbolo do município de Itapoá. Dessa forma, o integrante da equipe do Diário de Itapoá, Francisco Soares, sugeriu a criação de uma enquete para decidir o novo nome do Parque. As opções de nomes para a enquete surgiram na própria Consulta Pública e também através do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar