Documentário retrata problema ambiental da costa catarinense Imprimir E-mail
Natureza
Qui, 12 de Julho de 2012 00:04

Documentário retrata problema ambiental da costa catarinense.Um novo material sobre a mortalidade de animais marinhos e a interação das redes de pesca com a fauna do litoral norte já está disponível na internet: o webdocumentário Na Malha Fina. O trabalho, desenvolvido como projeto experimental das acadêmicas Augusta Gern e Bárbara Elice, do último ano de Jornalismo do Bom Jesus/Ielusc, reflete um problema comum em nosso oceano, que muitas vezes não é notado.

A construção da grande reportagem foi instigada pela falta de informação sobre o assunto e pelo desejo das acadêmicas de conscientizar e sensibilizar a população. “A partir das entrevistas, pudemos observar que o problema é maior do que imaginávamos, não é apenas ambiental, mas também social”, afirma Augusta.

A reportagem priorizou a contextualização do fato a partir do relato de todos os atores sociais envolvidos. Como um webdocumentário, o material está divido em três vídeos: um que trata sobre as mortes, um sobre as causas e soluções. O site também apresenta material extra como galeria de fotos, documentos relacionados e o clipping das matérias noticiadas pela mídia.

Para a viabilização e maior divulgação do webdoc, as acadêmicas inscreveram o projeto no Catarse, um site de financiamento colaborativo. O projeto foi aprovado e mostrou que o novo modelo de financiamento dá certo: arrecadaram 139% do desejado. “Agradecemos a todos que acreditaram em nosso trabalho e ajudaram em sua construção, foi uma grande surpresa”, comenta Bárbara.

Agora, com o projeto pronto e financiado, as acadêmicas buscam torná-lo conhecido e instigar a discussão sobre o assunto. “Todo o site está interligado às redes sociais. O pessoal pode comentar, curtir e compartilhar as informações na nossa própria página”, explica Augusta.
Clique aqui e confira o webdocumentário Na Malha Fina: http://www.namalhafina.com/#!inicio/mainPage

Matéria e fotos enviadas por Augusta Gern, com adaptação do Diário de Itapoá.


MATÉRIA RELACIONADA:

- Que tal colaborar com o Projeto Experimental “Na Malha Fina”? 



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar