Pinguim é resgatado em Itapoá Imprimir E-mail
Natureza
Qua, 04 de Julho de 2012 12:41

Pinguim é resgatado em Itapoá.Na tarde da última quarta-feira, dia 27 de junho, um grupo de moradores locais avistou um pinguim debilitado sobre a faixa de areia adjacente ao Porto Itapoá. As equipes técnicas ambientais do Porto Itapoá e da empresa Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental LTDA (prestadora de serviço do terminal portuário) foram imediatamente informadas do ocorrido e resgataram o animal. Segundo Cassiano Cruz, oceanógrafo responsável pelo resgate da ave, “as condições físicas do pinguim eram realmente muito preocupantes já que o mesmo estava muito fraco e sem poder de locomoção”. O pinguim não resistiu e veio a falecer poucas horas após o resgate. De acordo com órgãos ambientais, mais de 20 pinguins já foram encontrados nas praias do litoral de Santa Catarina somente neste mês de junho.

De acordo, ainda, com o oceanógrafo Cassiano Cruz, “o aparecimento de pinguins em nosso litoral é muito comum nesta época do ano. Esses animais vêm acompanhando as frias correntes marítimas vindas da Patagônia, na Argentina, geralmente acompanhando cardumes de peixes dos quais se alimentam. Nesse percurso, muitos acabam se dispersando do grupo e vindo de encontro aos nossos litorais.”

Em caso de encontro de pinguins ainda vivos nas praias, deve-se avisar imediatamente a Polícia Ambiental, que tomará as devidas providências. Os animais recebem tratamento para serem liberados quando estiverem saudáveis. Aqueles que não conseguem se recuperar são doados a zoológicos ou criadores autorizados. Outro importante alerta é jamais colocar pinguins em ambientes gelados ou molhados. Os mesmos devem ser colocados em uma caixa de papelão devidamente forrada com panos ou jornais.

Para casos de encontros de qualquer animal marinho como aves, quelônios (tartarugas) ou mamíferos (botos, toninhas) nas praias adjacentes ao Porto de Itapoá, a população deve entrar em contato com a equipe técnica ambiental deste terminal Portuário.

De Cassiano Cruz, oceanógrafo da Acquaplan, com adaptação do Diário de Itapoá. Fotos de Renan Schneider.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar