APREMAI promove o 4° Mutirão Barra Limpa em comemoração ao dia mundial do meio ambiente Imprimir E-mail
Natureza
Ter, 05 de Junho de 2012 12:28

APREMAI Itapoá em operação Barra LimpaNesta terça-feira (05), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Como forma de contribuir com a preservação ambiental, a APREMAI (Associação de Proteção da Reserva do Mangue da Barra do Sai) realizou nesse domingo (03), o 4° Mutirão Barra Limpa de Limpeza do mangue das margens do rio Sai Mirim, na Barra do Sai. A açao foi realizada em comemoração ao dia mundial do meio ambiente, e foi descrito como “um sucesso” pelos Participantes.


Mensagem da APREMAI

O Manguezal é um ecossistema muito importante para o equilíbrio ecológico, que funciona como um berçário natural para o desenvolvimento de muitas espécies de animais e plantas. Uma das principais agressões aos Manguezais são à disposição do lixo, além dos aterros e desmatamentos, queimadas, lançamentos de efluentes industriais, dragagens, construção de marinas e pesca predatória. O Manguezal é uma área de preservação ambiental permanente segundo a Lei Federal 4771/1965 e o Manguezal da Barra do Sai, se transformou em uma reserva. Diante do exposto, torna-se imprescindível a manutenção do Manguezal e do Rio Sai Mirim, na Barra do Sai.


Destacamos também que cada ano que passa percebemos que estamos alcançando nosso objetivo, que é conscientizar a comunidade e turistas a manter a Barra Limpa, Preservando o Meio Ambiente! O processo educativo proposto pela Apremai é a formação de sujeitos capazes de compreender o mundo e agir nele de forma crítica – consciente. Nossa meta é a formação de sujeitos ecológicos.


A parceria este ano, feita entre a APREMAI, DESBRAVADORES, AMIGOS e VOLUNTARIOS, recolheram uma grande quantidade de lixo no manguezal e nas margens do Rio sai mirim. A contagem dos materiais passou de 40 secos de 100 litros lixo reciclável. Além dos materiais recicláveis depositados, havia também lixo pesado, como, pneus, televisores, cadeiras, entre outros. Causando assim morte de animais marinhos, exemplo que encontramos um esqueleto de tartaruga. 


A Apremai agradece o apoio de Rodrigo Lopes, panificadora Do cita, Surbi, Diário de Itapoá e todos da Barra do Sai que contribuíram com o Dia Mundial do Meio Ambiente.


Em especial ao  WWW.DEROSSOMULTIMARCAS.COM.BR (41) 3053-8888 pela bela iniciativa de defender a natureza.


Seja você também um amigo do mangue! Associe-se WWW.APREMAI.ORG.BR 


Informações e fotos disponibilizadas pelo Presidente da APREMAI Carlos Sentone:



Prefeitura lança a campanha “O exemplo é a principal lição” em comemoração ao Dia do Meio Ambiente


O exemplo é a principal lição, esse é o recado do Poder Executivo no Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta data, várias atitudes de conscientização ambiental são realizadas no mundo inteiro, a fim de buscar a preservação e o equilíbrio do homem com o meio ambiente. Para dar o exemplo, o Poder Executivo de Itapoá lança na manhã desta terça-feira (5) a campanha “O exemplo é a principal lição”, com todos os departamentos e funcionários públicos.


A Campanha visa à conscientização a partir de pequenas mudanças na rotina de trabalho. Reciclagem, atenção ao desperdício e atenção a gastos desnecessários, como luz e ar condicionados ligados sem necessidade, são algumas das práticas recomendadas.


Insira essas mudanças em sua rotina também, afinal o exemplo é a principal lição! O meio ambiente e o nosso futuro agradece!


Confira a Cartilha disponibilizada pela Prefeitura de Itapoá, clicando aqui.


Informações da Assessoria da Prefeitura de Itapoá.

Última atualização em Ter, 05 de Junho de 2012 16:40
 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar