22 de março, Dia Mundial da Água Imprimir E-mail
Qui, 22 de Março de 2012 14:00

Mangue da Barra do Saí, em Itapoá.Nesta quinta-feira (22) vamos comemorar mais um Dia Mundial da Água. Mas o que isso representa para a comunidade como um todo? Devemos além de comemorar essa data simbólica para a preservação dos recursos hídricos, praticar o seu uso racional, sustentável e livre de poluição.

O planeta Terra é formado por dois terços de água e o restante por continentes. Mas dessa quantidade, apenas pouco mais de 4 % da água é potável. O Brasil detém 12 % de toda a água potável do planeta. E mais de 20% de toda a biodiversidade da Terra. Não é por acaso que esses dois números são tão importantes e estão interligados. Quanto maior a disponibilidade de água potável livre maior a biodiversidade relacionada. Pois água é vida e vida é biodiversidade.

Preservar e conservar nossas fontes de água limpa e pura é tão essencial quanto a preservação de nossas florestas, várzeas e mangues. A vegetação funciona como um filtro que absorve a água da chuva e a libera lentamente para os rios e demais corpos d’água.

A população do estado de Santa Catarina já sofreu com essa falta de compromisso com o meio ambiente. Relembrando o ano de 2008, quando muitos foram vitimas da negligência com a natureza.

As atitudes para uma melhor convivência com a natureza podem ser simples e praticadas por todos. Não jogar lixo nas ruas e rios, não impermeabilizar todo o solo, captar e utilizar a água da chuva, não desperdiçar água em limpeza de calçadas e carros, são exemplos de sustentabilidade.

A APREMAI se preocupa com esse frágil ecossistema e está sempre de prontidão para a sua defesa. Respeite a vida. Não polua as águas do nosso município.  Seja amigo da natureza. Seja amigo do mangue.

De Herman Shiraishi, engenheiro florestal da APREMAI, com adaptações do Diário de Itapoá. Foto cedida pela APREMAI.