02 de fevereiro: Dia Mundial de Zonas Úmidas Imprimir E-mail
Qui, 02 de Fevereiro de 2012 15:21

Guaimu, caranguejo típico da região da Barra do Saí, em Itapoá.No dia 2 de fevereiro é comemorado o dia Mundial de Zonas Úmidas. O mangue é um exemplo de zona úmida de grande importância no ecossistema local, pois é no mangue que várias espécies de mamíferos, aves e peixes utilizam como berçários naturais.

A preservação desse ecossistema é essencial para a Barra do Saí. Manter a biodiversidade local é um dever de todos. Esse é compromisso da Apremai (Associação de Proteção da Reserva do Mangue da Barra do Saí de Itapoá/SC), que vem protegendo esse frágil bioma desde 2004, e tem o Guiamu como seu símbolo dessa luta pela preservação da natureza. Proteja o mangue, proteja a vida.

Espécies encontradas no mangue do Rio Saí Mirim

O mangue tem tanta importância na biodiversidade quanto na economia local. Preservando a natureza, também se preserva os recursos.  Proteja o mangue, proteja a natureza.

Na primeira foto, uma vista aérea da barra do rio Saí Mirim. Na segunda, um guaimu, caranguejo típico da região. Por fim, um jacaré nas águas do rio Saí Mirim.

Mensagem e fotos disponibilizadas pelo Presidente da Apremai Carlos Sentone, com adaptação do Diário de Itapoá.