Evento irá debater alternativa para a defesa costeira e recuperação da praia de Itapoá Imprimir E-mail
Natureza
Ter, 31 de Janeiro de 2012 13:14

Engenheiro Marco Lyra é especialista em erosão costeira.Itapoá já conhece as origens da erosão costeira que está causando o desaparecimento de sua faixa de areia. Agora, o momento é de buscar soluções. E, com este objetivo, a Gazeta de Itapoá, em parceria com o Diário de Itapoá e o Porto Itapoá , estará realizando no próximo dia 9 de fevereiro o evento “Obras de Defesa Costeira, Recuperação de Praias com uso do Dissipador de Energia Bagwall - uma alternativa para Itapoá”, com a presença do especialista na área, Marco Lyra. O engenheiro vem diretamente de Alagoas para debater com a comunidade uma solução que já deu certo em várias praias fortemente atingidas pela erosão. O evento será realizado às 18 horas, no salão superior do Hotel Pérola, e é aberto a toda comunidade (inscrições gratuítas e limitadas). Todas as associações de moradores, entidades públicas e privadas, organizações, moradores e demais entidades constituídas estão convidadas para o evento, bastando enviar e-mail solicitando inscrição para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


O engenheiro Marco Lyra comenta que, após a implantação do dissipador de energia na praia de Icaraí, no Ceará, a valorização imobiliária chegou a 220% – já que essa praia está em franca recuperação e, com isso, atraindo investidores, além de facilitar muito o acesso à praia e, visivelmente, aumentar da faixa de areia.

O engenheiro virá ao Município para debater com a comunidade a possível solução para o problema, já que a faixa de areia de Itapoá está desaparecendo nos últimos anos. “O encontro servirá para que possamos mostrar e orientar a população local da importância do momento atual para a escolha da solução de engenharia a ser utilizada”, disse Lyra. Como o evento é aberto ao público, os interessados poderão participar com suas intervenções durante os debates do encontro.

Com o Bagwall que se encontra em construção na Ilha da Croa, em Alagoas, já são cinco os casos atendidos pela equipe de Marco Lyra no Brasil. “Existem mais dois municípios nordestinos que estão seguindo nossas instruções para implantar esse equipamento como proteção costeira. Espero que Itapoá seja o próximo município a adotar esta solução de engenharia”, disse o engenheiro, que afirma ainda conhecer todo o caminho para viabilizar a intervenção.


SERVIÇO

EVENTO: “Obras de Defesa Costeira, Recuperação de Praias com uso do Dissipador de Energia Bagwall - uma alternativa para Itapoá”;
Realização: Gazeta de Itapoá;
Apoio: Porto Itapoá;
Data: 09/02/2012;
Local: Piso Superior do Hotel Pérola.


Programação

18:00 – Recepção dos participantes (entrega de material, inclusive, com cópias da Nota Técnica que foi publicada na Revista Gestão Costeira Integrada em dezembro de 2011);
18:30 – Abertura do Evento (composição da mesa - Diretor do Porto Itapoá, Patrício Junior , Prefeitura de Itapoá, representantes do  Ibama, Marinha, SPU, MPF, Meio Ambiente Estadual, Representante das associações de moradores,  Marco Lyra – conferencista);
19:00 –  Painel  “ Obras de Defesa Costeira, Recuperação de Praias com uso do Dissipador de Energia Bagwall  - uma alternativa para Itapoá”;
19:40 – Debates;
21:40 – Encerramento.

Lembrando que os interessados em participar, devem se inscrever gratuitamente pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


Da Gazeta de Itapoá, com adaptações do Diário de Itapoá. A foto é do Engenheiro Marco Lyra, e foi extraída da Gazeta de Itapoá.


Última atualização em Qua, 08 de Fevereiro de 2012 12:33
 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar