Associações de moradores debatem questão da erosão costeira de Itapoá Imprimir E-mail
Natureza
Seg, 16 de Janeiro de 2012 09:30

Numa reunião realizada nesse sábado (14), no salão da ACOPOF (Farol), no bairro Pontal do Norte, diversas Associações de Moradores de Itapoá debateram sobre o processo erosivo da costa de Itapoá.  A reunião foi proposta pela ROSAMAR (Associação dos Moradores e Amigos dos Balneários Rosa dos Ventos e Itamar).


Conforme a Associação ROSAMAR, muitos contatos já foram feitos com o Poder Público, nas esferas Federal, Estadual e Municipal, porém nenhuma ação efetiva ainda foi tomada para tentar conter o avanço do mar em Itapoá. “Já foram apontadas muitas causas para o acentuado processo erosivo da orla de Itapoá, entre elas o fechamento do canal do linguado, a dragagem do canal de acesso ao Porto de São Francisco do Sul, além do próprio avanço natural do mar. Porém até agora não houve nenhuma ação efetiva para solucionar o problema.”, destaca o presidente da Associação ROSAMAR e Engenheiro Químico, Sr. Eval Campos. 


“Estamos perdendo nossa vocação balneária. Enquanto assistimos outros municípios, como  Piçarras, Balneário Camboriú, Navegantes, Matinhos (PR) tomarem medidas para conter o avanço do mar, o que nós estamos fazendo? Até quando vamos esperar novas casas serem destruídas? Chega de esperar! Vamos tomar uma atitude, e lutar por uma solução efetiva para o problema da erosão de Itapoá.”, complementa o Sr. Bruno A. Rodrigo, também membro da Associação ROSAMAR. 


Linha de ação definida

Entre as medidas iniciais propostas pela ROSAMAR, destaque para ações populares conjuntas entre a comunidade itapoaense – moradores e veranistas – e o Poder Público,  confecção de adesivos para automóveis, camisetas com mensagens de socorro pela orla de Itapoá, manifestações junto ao Poder Público, entre outras ações. O objetivo é chamar a atenção da população para a gravidade do problema, e também provocar o Poder Público para que tome uma ação efetiva para solucionar o problema. 


Dim lights Embed Embed this video on your site


Dim lights Embed Embed this video on your site


Dim lights Embed Embed this video on your site


Dim lights Embed Embed this video on your site


Dim lights Embed Embed this video on your site


Dim lights Embed Embed this video on your site


Do Diário de Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar