Dia do Meio Ambiente é marcado com solenidade no Parque Natural Municipal Carijós Imprimir E-mail
Natureza
Ter, 07 de Junho de 2011 14:13

O Dia do Meio Ambiente (5) foi marcado em grande estilo em Itapoá. Em um ambiente agradável e com pessoas preocupadas com o tema, a Prefeitura de Itapoá, através do Departamento de Meio Ambiente, realizou uma solenidade para o lançamento da pedra fundamental da primeira Unidade de Conservação Pública de Itapoá , denominada Parque Natural Municipal Carijós.

O processo de criação desta Unidade de Conservação iniciou em 2010, através da compensação financeira de projetos e empreendimentos na cidade. Após várias reuniões com o Departamento de Unidades de Conservação da Fatma, a Prefeitura realizou, junto ao órgão ambiental, a audiência pública obrigatória para apresentar e debater o projeto de criação do parque com a população interessada.

Assim, no dia 23 de março deste ano, foi sancionada a Lei Municipal n° 330, criando o Parque Natural Municipal Carijós. A Unidade de Conservação está cadastrada no Ministério do Meio Ambiente. Com o plano de trabalho já aprovado pela Fatma, encontra-se hoje na Câmara de Compensação Ambiental, onde serão iniciados os trâmites para assinatura dos termos de compromisso. Conforme o Departamento de Meio Ambiente, com a viabilização financeira, o próximo passo será a elaboração do plano de manejo.

O nome do parque é uma homenagem aos índios carijós que aqui viviam no passado, escolhido através de uma votação com a comunidade. A solenidade do lançamento da pedra fundamental aconteceu no final da Avenida Brasília, ao lado da estação de captação de água de Itapoá. Para celebrar o dia, convidados também plantaram mudas de árvores.

Informações: Departamento de Meio Ambiente - Site Prefeitura de Itapoá


Matérias relacionadas:

- Votação para o nome do novo Parque Natural Municipal termina com a opção Carijós vencedora

- Poder Público quer saber da população: “Qual o melhor nome para o Parque Natural Municipal?”

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar