Votação para o nome do novo Parque Natural Municipal termina com a opção Carijós vencedora Imprimir E-mail
Natureza
Sáb, 01 de Janeiro de 2011 12:27

O Diário de Itapoá lançou no dia 17 de dezembro de 2010 uma enquete para a seguinte pergunta: Qual o melhor nome para o Parque Natural Municipal? Ao final da votação, programada para acontecer no dia 31 de dezembro de 2010, a opção Carijós obteve a maior preferência entre os internautas.


Confira o resultado completo:

busyCarregando Enquete...


Conforme preconiza o Parágrafo 2º da Lei nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, “a criação de uma unidade de conservação deve ser precedida de estudos técnicos e de consulta pública que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade”. Os estudos técnicos preliminares necessários foram apresentados pelo Diretor Municipal de Meio Ambiente, Paulo Belo, juntamente com Carlos Cassini, técnico da FATMA (Fundação do Meio Ambiente) e coordenador de unidades de conservação municipais. Participaram do evento, representantes de entidades comunitárias e ambientais, o Vice Prefeito Mário Elói Tavares e os vereadores Daniel Weber, Márcia Soares, Izaque Goes e Osni Ocker.



Nome para o novo Parque Natural Municipal


A ideia da enquete surgiu na Consulta Pública realizada pela Prefeitura sobre a criação do 1° Parque Natural Municipal. Em determinado momento da Consulta Pública, houve a deliberação para o nome do novo Parque Natural Municipal. Na ocasião, o presidente da ADEA (Associação de Defesa e Educação Ambiental), Werney Zuneda Serafini, sugeriu que o Parque se chamasse Parque Natural Municipal Maria Catarinense. Alguns vereadores presentes manifestaram-se a favor de uma escolha mais democrática para o nome, com o objetivo de dar maior legitimidade perante a comunidade e também pela ave Maria Catarinense já ter sido homenageada através da Lei Municipal nº 261/2009 como Ave Símbolo do município de Itapoá. Dessa forma, o integrante da equipe do Diário de Itapoá, Francisco Soares, sugeriu a criação de uma enquete para decidir o novo nome do Parque. As opções de nomes para a enquete surgiram na própria Consulta Pública e também através do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Itapoá.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar