Projeto “Receitas Caseiras” é desenvolvido na Escola Municipal Claiton Almir Hermes Imprimir E-mail
Educação
Seg, 07 de Dezembro de 2009 10:40

Durante o ano letivo de 2009, a Escola Municipal Claiton Almir Hermes  desenvolveu um projeto chamado "Receitas Caseiras",  no qual se trabalhou as disciplinas curriculares de modo interdisciplinar, desenvolvendo conteúdos como produção textual, fração, higiene, industrialização, cultura e história, a partir de receitas caseiras.

Alunos do 4º e 5º ano tiveram o prazer de preparar e saborear receitas caseiras, com disciplinas, conteúdos escolares e situações comuns da vida real de professores e alunos. Com esse projeto, aproveita-se o entusiasmo de todos os envolvidos e utiliza-se ferramentas importantes como cozinha experimental, culinária, degustação, demonstrações práticas e preparo de receitas caseiras, para facilitar a aprendizagem e tornar a aula mais atrativa.

Na maioria das escolas, nota-se que há um grande distanciamento entre os conteúdos curriculares e a vida dos alunos. Geralmente, os conteúdos são muito teóricos, o que dificulta o interesse e a aprendizagem dos alunos.

Problematização: Como aliar a teoria com a prática, relacionando os conteúdos teóricos com o concreto, com a prática e com a vida dos alunos?
Para pesquisar, responder e solucionar esta problemática é que a Escola Claiton Almir Hermes realizou o Projeto de Receitas Caseiras, como oportunidade de tornar o estudo das disciplinas e dos conteúdos curriculares mais interessante, significativo e prático, tanto para os alunos como para a professora.

O objetivo geral é relacionar os conteúdos curriculares e teóricos com experiências concretas, com a prática e com a vida dos alunos.

DISCIPLINAS \ CONTEÚDOS

O projeto será desenvolvido usando todas as disciplinas do currículo escolar de forma dinâmica. Porém, serão utilizados mais os conteúdos das matérias de português e de matemática.
Português – Rótulos, embalagens, leitura, escrita e interpretação.
Matemática – Adição, subtração, multiplicação, fração e medidas.
Ciências – Estados físicos da água, alimentação, produtos industrializados. Cuidados e higiene no manuseio e preparo de alimentos.
História – Indústria, comércio, origem dos alimentos, cultura.
Geografia – Produtos industrializados, alimentação, hábitos e costumes de diferentes povos ao redor do mundo, globalização.

Entre as receitas produzidas estão: pão de queijo, sorvete, bolo de chocolate, bolo de coco, pizza portuguesa, coxinha de galinha, bolo de chocolate, bolo gelado, esfirra de carne moída, torta de bolacha, bolo formigueiro, madalena, bolinho de carne, torta de coco, pavê de sonho de valsa. No encerramento do Projeto, houve um piquenique.


IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Itapoá, Santa Catarina.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Claiton Almir Hermes.
Diretor: José Antônio Soares.
Supervisora: Iracema Marques Ferreira.
Orientadora: Rosana de Lima Brauer.
Professora: Ana Marcondes.
Turmas: 4º Ano Vespertino e 5º Ano Matutino.
Duração: De 05 de fevereiro de 2009 até o final do ano letivo.

 

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar

Banner