Comemoração ao dia de Nossa Senhora dos Navegantes movimenta a Barra do Saí Imprimir E-mail
Eventos
Dom, 01 de Fevereiro de 2009 16:42

Hoje, dois de fevereiro, comemora-se o dia de Nossa Senhora dos Navegantes. Também conhecida como Nossa Senhora das Candeias, a fé e designação nessa representação de Nossa Senhora tem início no século XV, com as navegações dos europeus e, principalmente, dos portugueses. Para o Brasil, a primeira imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi trazida pelos navegadores portugueses.


Em Itapoá, mais precisamente na Barra do Saí, foi realizada uma procissão em homenagem à padroeira dos navegantes. Saindo, no rio, pelo ponto conhecido como Porto do Seu Inácio, os barcos carregaram a santa e seus devotos até o final do asfalto (antigo trampolim). Daí em diante, a procissão seguiu a pé até à Capela Nossa Senhora dos Navegantes. Entre as representações de fé, o Padre Dejacir Pinho abençoou a água do rio, pedindo proteção aos navegantes e pescadores e o asfalto, pedindo proteção aos motoristas.

Contamos com a colaboração de Paulo Alexandre Pinhellie e de sua família, moradores da Barra do Saí, que participaram da organização da procissão e nos concederam algumas imagens do evento.

 

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar